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Etapas do funil de vendas – Aprenda como agir em cada uma delas
Inbound Marketing
17/9/2021

Etapas do funil de vendas – Aprenda como agir em cada uma delas

ESCRITO POR
CRP
CRP Mango
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Você já compreendeu e identificou todas as etapas do funil de vendas e agora precisa colocar em prática ações personalizadas que se conectam com cada uma dessas fases? Vamos em frente.

Vale lembrar que identificar as etapas do funil de vendas é uma maneira de compreender cada fase do ciclo de compra de um cliente. Essas etapas servem como ferramenta de análise para as áreas comercial, de negócios e marketing da maioria das empresas que possuem processos estruturados de vendas.

No Marketing, o funil de vendas é confrontado com a Jornada do Cliente, a fim de identificar ações precisas para serem realizadas com estratégia para ampliar as vendas.

O funil de vendas deve estar totalmente conectado com a jornada do cliente e consequentemente com as ações de inbound marketing. O objetivo é traçar um caminho mais curto entre as fases atrair, converter, fechar e encantar.

Quais são as etapas do funil de vendas e como agir nelas?

É muito importante que ao iniciar suas estratégias de inbound marketing você já tenha traçado o Mapa da Jornada do Cliente e identificado a persona da sua marca. É a maneira mais assertiva de ter visibilidade estratégica para criar as ações de marketing digital que se conectam com o seu público.

1ª – Topo do Funil (fase de Atrair - Atenção e Interesse)

É no topo do funil a etapa em que despertamos a atenção e a consciência da maioria das pessoas que demonstram interesse.

Nessa etapa você pode apostar em ações de captação de leads e qualificação de leads. Lembrando que leads são potenciais clientes que ainda não conhecem seus produtos.

Você pode perceber que as ações de marketing dividem a primeira etapa do funil de vendas em duas novas etapas de ações: 1. Atrair Leads (prospecção) e 2. Converter (interesse).

O que fazer?

Otimize seu site por meio das técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas.

Tenha um blog e gere tráfego orgânico por meio de conteúdos nas redes sociais, como LinkedIn, Facebook, Instagram, além de ações de tráfego pago, com anúncios e links patrocinados.

Crie materiais ricos como ebooks, que aprofundam assuntos que se conectam com seu público. O ebook deve ser trabalhado em uma landing page com formulário para captação de leads qualificados, popular sua base de e-mails e, assim, utilizar para futuras ações.

2ª – Meio do Funil (fase de Solução do Problema - Consideração e Desejo)

Quando seu lead se encontra no meio do funil de vendas significa que ele já se transformou em um lead qualificado e agora passa a ser um prospect interessado nas soluções do seu produto.

Aqui ele passa a engajar mais com a sua marca, demonstrando maior interesse e conexão com as ideias que você passa por meio de conteúdos frequentes.

O que fazer?

Aqui é o momento de nutrir seus leads. Eles já estão convencidos de que seu produto é útil, consideram a necessidade e começam a desejá-lo.

Mantenha as ações nas redes sociais, site, blog. Aprofunde-se nos assuntos. Inclua ações de e-mail marketing automatizado, segmente seu público e ofereça descontos.

Aposte nas análises de comportamento que esse público tem com as suas ações.

3ª – Fundo de Funil (fase de Venda - Ação/Compra)

É no fundo do funil de vendas que está a decisão do lead! Aqui seu público já foi convencido de que precisa do seu produto. Ele vai efetuar a compra e se transformar em cliente.

O que fazer?

Continue com o seu posicionamento, entregando conteúdo. Mas além disso ofereça atrativos personalizados, desde um conteúdo que fale exatamente com a necessidade dele no momento.

Ofereça desconto ou brinde que faça sentido com o comportamento dele em relação a sua marca. Faça análises e segmentação para direcionar suas ações.

4ª - Cliente Fiel – Já é cliente e percorre todas as etapas do funil de vendas

Sempre que precisa do produto ou serviço ele escolhe a sua marca. É preciso mantê-lo fiel, satisfazendo seus desejos que podem mudar de acordo com o tempo. Cuide desse público para que ele não considere a opção de conhecer o seu concorrente.

O que fazer?

Mantenha seu time de vendas e relacionamento sempre positivo. Ofereça atenção especial aos clientes, como brindes, descontos e mantenha a qualidade no atendimento e entrega do produto. Continue impactando esse público com conteúdos novos, fazendo-os retornar para a sua empresa e comprar novamente o mesmo produto ou adicionando outros.

Mantenha-se ativo em todas as etapas da Jornada do Cliente

O objetivo do marketing digital na trajetória da jornada do cliente é criar ferramentas para lançar uma marca, produto ou serviço na mídia; atrair a atenção do público, capturar novos leads, convencê-los, se relacionar com eles, para então vender e torná-los clientes fiéis e satisfeitos, por toda a vida.

Você precisa estar preparado para atuar nos gatilhos comportamentais, diminuindo o tempo entre a decisão e a compra.

O conteúdo certo e a presença da sua marca em todos os canais deve ser ativa, na frequência correta, sem interrupções. As ações precisam ser flexíveis e nunca podem parar.

‍Se precisar de ajuda para colocar em prática suas ações de marketing digital, nós temos a solução completa. Conecte-se conosco!

Autoria do Artigo

CRP

Sobre a CRP Mango

A CRP Mango é uma agência digital especializada em e-commerce e projetos digitais, reconhecida por sua expertise em Shopify e soluções de marketing digital. Como Shopify Plus Partners, a CRP Mango tem ajudado empresas a expandir suas operações e melhorar a experiência do cliente por meio de plataformas robustas e personalizadas.

Além disso, a agência oferece um amplo portfólio de serviços, que inclui integração de sistemas (iPaaS) com Jitterbit, desenvolvimento de websites e estratégias de inbound marketing.

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