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Funil de vendas funciona como aliado para o aumento de conversões
Inbound Marketing
10/6/2020

Funil de vendas funciona como aliado para o aumento de conversões

ESCRITO POR
CRP
CRP Mango
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A internet amplia os recursos de marketing na hora de alcançar potenciais consumidores em diversas etapas do processo da jornada de decisão de compra. Dominar o funil de vendas da sua empresa ajuda a criar estratégias alinhadas ao seu público e ao seu segmento visando conversões.

O funil de vendas é um conceito que divide os processos de vendas em três etapas: aprendizado, reconhecimento e decisão. Com isso em mente e de forma clara, é possível traçar planos eficientes e estratégicos com foco em conversão e, assim, gerar mais vendas.

Antes de começar: conheça seu público e personas

Para qualquer plano de marketing, a criação de personas é um recurso essencial a fim de obter melhores resultados.

Não basta apenas levar em conta dados gerais sobre comportamento do público-alvo, mas é preciso ir mais a fundo: quais as dores do seu público, por quê a sua marca é importante para ele e como você pode ajudar, o que o interessa, como se comporta.

As personas da sua empresa lhe dirão as respostas para essas perguntas.

O processo de venda bem definido

O conceito do funil de vendas divide em etapas e em gatilhos os processos em que o seu público é atraído pelo seu produto ou serviço, reconhece a necessidade e, no passo seguinte, se torna uma conversão.

O funil de vendas leva em conta à jornada de compra do seu público: quando, em que momento e por que ele está em determinado ponto do processo.

Durante este processo, é possível analisar o que traz resultados e identificar com antecedência quais são os ‘gargalos’ para perda de vendas.

Já em relação a jornada, é importante observar que cada experiência é única de cada usuário. Ou seja, o funil é apenas uma das formas em que é possível analisar o fluxo de marketing e cada caso precisa de uma explicação a parte. Podemos voltar neste ponto em outra oportunidade.

Em todo caso, criar autoridade e valor sobre sua marca, sendo relevante, ajudam a conquistar seu público qualquer que seja a estratégia para buscar conversões.

As etapas do funil de venda

Aprendizado e descoberta: o topo do funil de vendas

No topo do funil, o número de pessoas é maior: elas estão descobrindo a sua marca, mas nem todas irão converter (são visitantes ou curiosos). Aqui, as pessoas que estão nesta etapa encontram uma necessidade que pode ser sanada pela sua empresa, mas não é possível reconhecer quem elas são.

  • Topo do Funil: Crie conteúdos como especialista para o seu público-alvo

Nesta etapa, você constrói relacionamento e autoridade.

Reconhecimento: Oportunidades de demonstrar seu valor

O número de pessoas diminui. Aqui, entretanto, a demonstração de interesse é maior, pois o usuário identificou em você uma autoridade potencial sobre um assunto.

  • Meio do funil: Agregue valor ao seu conteúdo para gerar vendas

Nesta etapa, você tem a oportunidade de oferecer algo ao lead conquistado, apontando o problema e ofertando a solução. Formulários e landing pages são os meios utilizados para captação deste público.

Decisão: o fundo do funil

Por fim, o fundo do funil: o público reconhece em sua marca o valor e decide fazer a compra.

  • Fundo do Funil de Vendas: O passo que falta para a conversão

Cada etapa é importante: como otimizar os resultados

Não basta focar em apenas um momento do funil. Quando você foca somente na conversão ou na entrada de público no topo do funil, a sua empresa perde oportunidades. Por isso, mapear o fluxo de jornadas de compras do público é algo tão importante.

Reconheça quais as métricas (taxas de conversão de cada etapa, por exemplo). Todas as mudanças devem ser feitas em momentos separados. Assim, é possível, entender bem o impacto de cada otimização.

Identifique todo o processo: desde como cada etapa é definida até os momentos de mudança de níveis (milestones).

O marketing digital aliado ao funil de vendas

Ao reconhecer o funil de vendas e as oportunidades que ele traz, é possível utilizar plataformas de publicidade online (como Facebook Ads e Google Ads) para ajudar em diversas etapas.

As publicações nas redes sociais (e o impulsionamento para um público segmentado), por exemplo, podem ser consideradas para a etapa de aprendizado (topo do funil).

Anúncios para uma segmentação mais específica (lista de clientes, por exemplo), pode ser trabalhada no reconhecimento ou no processo de decisão.

É importante trabalhar bem o público para não o perder.

Resultados

A criação de um fluxo de vendas dá uma importante visão sobre o comportamento de potenciais usuários até que ele se torne uma conversão, de forma sistemática e ágil.

Portanto, a criação de um fluxo de vendas ajuda a sua marca a se relacionar melhor com o seu público, tornando eficiente a sua presença digital, o que, consequentemente, resulta em mais vendas.

Autoria do Artigo

CRP

Sobre a CRP Mango

A CRP Mango é uma agência digital especializada em e-commerce e projetos digitais, reconhecida por sua expertise em Shopify e soluções de marketing digital. Como Shopify Plus Partners, a CRP Mango tem ajudado empresas a expandir suas operações e melhorar a experiência do cliente por meio de plataformas robustas e personalizadas.

Além disso, a agência oferece um amplo portfólio de serviços, que inclui integração de sistemas (iPaaS) com Jitterbit, desenvolvimento de websites e estratégias de inbound marketing.

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