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7 tendências de comportamento do consumidor digital, segundo termos mais buscados no google
Inbound Marketing
3/1/2022

7 tendências de comportamento do consumidor digital, segundo termos mais buscados no google

ESCRITO POR
CRP
CRP Mango
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Pesquisa Google aponta as tendências de comportamento do consumidor digital que marcaram o ano de 2021. Insights podem contribuir para as estratégias de marketing digital de 2022.‍

Nos últimos dois anos, vivemos transformações promissoras para o marketing digital que foram motivadas pela pandemia. Muitas tendências futuras se consolidaram de maneira mais rápida do que imaginávamos.

Para 2022, a expectativa é de que novas formas de conexão com o público diversifiquem o marketing digital, a produção de conteúdos e as maneiras de vender online.

Para guiar profissionais do marketing digital a explorar assuntos relevantes, o Google divulgou uma pesquisa com as tendências do comportamento do consumidor digital, vivido em 2021 e que prometem continuar em 2022.🔔Dica: leia até o fim, pois a última tendência é animadora! 😉

7 tendências do comportamento do consumidor digital

A Pesquisa Google 2021 oferece insights sobre as mudanças nas prioridades, interesses culturais e hábitos do consumidor digital, que provavelmente seguirão no ano de 2022. São elas:

‍1. Experiências sociais presenciais e à distância

‍A ideia de voltar ao normal o mais rápido possível ganhou um novo normal, amplamente vivido mundialmente. O que marcou esse movimento foram as interações digitais em busca de soluções para os eventos presenciais, como dicas de restaurantes, maquiagem e roupas de festas. Veja os termos que mais cresceram:

  • Namoro online - A busca por namoro online aumentou 200% no período de agosto de 2019 a agosto de 2021.‍
  • Restaurantes bons próximos a mim – As buscas por bons restaurantes estiveram em alta nesse período. Segundo a pesquisa o aumento na procura foi de 100%.‍
  • Maquiador perto de mim – Com a volta dos eventos presenciais, as pessoas passaram a buscar mais maquiadores para esses eventos. O aumento na busca pelo termo foi de 100% também.‍
  • Lojas de vestidos de noiva - Os casamentos voltaram com tudo e o termo vestidos de noiva também cresceram 50%.
  • ‍Roupa de casamento para mulher perto de mim – pesquisas relacionadas a roupa de casamento para mulher aumentaram 200%.

Mesmo com a possibilidade de reunir-se presencialmente, o consumidor continuou usufruindo das atividades online, em grupo. Nesse sentido, os termos em alta são:

  • Jogos online com amigos – Pesquisas por jogos online para jogar com outras pessoas tiveram 70% mais buscas em 2021.‍
  • Jogos multiplayers – Outra variação para as buscas relacionadas a jogos foi para jogos multiplayers, que também sugere que as pessoas queriam interagir com outras pessoas enquanto jogavam, com 100% de aumento.‍
  • Como marcar uma reunião - Esse termo registrou aumento de 80% no início de 2021.‍
  • Watchparty, em português assistir juntos – O termo demonstrou alto interesse do público com aumento de 90% nas pesquisas. É uma maneira de assistir a filmes junto com um grupo de pessoas à distância, todas online.

2. Entretenimento com interações do público

‍É o que já imaginávamos. Em outros momentos vimos essa tendência bem presente e o Google confirmou. As formas de interagir com o público por meio de conteúdo de entretenimento é tendência confirmada de 2021 e que certamente permanecerá em 2022.

Em 2021 a busca por eventos como “festivais”, por exemplo, apontou aumento de 500% entre agosto e outubro de 2021. Outro termo em alta foi “nos cinemas agora”, com crescimento de 500% no mesmo período.

Com isso, grandes marcas aproveitam esses momentos para convidar suas audiências a interagirem virtualmente. Um exemplo é a L'Oréal, que lançou o Essie On Hand, uma plataforma que permite aos usuários experimentar virtualmente a linha de esmaltes da Essie.

Aqui no Brasil, a marca utilizou um merchandising no BBB21, um dos mais famosos reality shows, para convidar o público a testar a cor do cabelo, em tempo real no site.

Por meio de uma QR Code disponível na tela da televisão, os telespectadores apontavam a câmera do celular e eram redirecionados para o site, onde podiam fazer o teste da cor no mesmo momento em que assistiam o programa. O teste continua disponível. Clique aqui para ver!

‍3. Cuidados com a saúde

‍Em 2021 as pessoas começaram a se cuidar ainda mais. O tempo que viveram dentro de casa foi motivado pela atenção com o corpo, a estética e a saúde.

Ao mesmo tempo que alguns serviços precisaram fechar as portas, como academias e salões de beleza, as pessoas começaram a aprender a realizar esses cuidados por conta própria.

Essa percepção foi apontada devido às buscas por hábitos mais saudáveis e de cuidados pessoais. O Google apontou crescimentos para os termos:

  • Protetor solar para rosto (+ 100%)
  • Melhor hora para tomar vitamina (+40%)
  • Cuidados com a pele (+40%)
  • Esteira para vender (+50%)
  • Aplicativos Fitness (+40%)

Nesse cenário, é perceptível que as pessoas buscam alcançar objetivos pessoais. Uma lacuna que as marcas podem contribuir virtualmente para atingir os consumidores digitais.

‍4. Uma casa confortável para viver e trabalhar X um trabalho confortável para viver e trabalhar

‍O home office trouxe mudanças no comportamento do consumidor digital. A facilidade e liberdade que o trabalho remoto proporcionou às pessoas motivou a descoberta de melhorar o seu espaço dentro de casa.

Muitos adeptos a esse estilo de vida passaram a investir em móveis, design de interiores e melhorias para sua casa, contemplando um espaço de trabalho dentro dela.

Os termos em alta para esse segmento foram:

  • Paisagismo para quintal (+100)
  • Loja de móveis (+100%)
  • Ideias para banheiro (+400%)

E então, como a sua empresa pode contribuir com esse comportamento dos consumidores digitais que buscam melhorar seus espaços em casa? Que tal oferecer dicas detalhadas em um blog, dicas rápidas nas redes sociais e ainda e-mails com dicas e ofertas de produtos?!

Outro comportamento foi o de trabalhar onde bem quiser. As pessoas se tornaram mais responsáveis por suas escolhas e foram atrás de seus próprios objetivos. As empresas precisaram se adaptar e os mercados aproveitaram esse comportamento. As buscas sobre carreira aumentaram 300% de setembro de 2019 a agosto de 2021.

‍5. Terceirização de tarefas e preços baixos

‍Após longos e intermináveis dias dentro de casa durante a quarentena, atualmente o tempo parece ter ficado mais restrito. O tempo que falta agora está sendo terceirizado. As buscas por serviços cresceram, confira as necessidades em alta:

  • Serviços de limpeza doméstica (+100%)
  • Serviços de instalações (+100%)
  • Faz-tudo (+100%)

Outra tendência de comportamento digital são os relacionados a baixos investimentos. As pessoas querem economizar e buscam soluções para isso. Um exemplo é a busca do termo “orçamento baixo/preços baixos”, que aumentou 100% no período de 2019 para 2021.

‍Artesanato / faça você mesmo - Também focado em soluções de baixo custo estão os presentes criados pelas próprias pessoas, como os artesanais. O termo relacionado a ideias para criar presentes sozinho de última hora, como “Faça você mesmo presentes de última hora”, teve um aumento de 300% nas buscas.

‍6. Sustentabilidade, correntes do bem e a busca pela igualdade social

‍Outro comportamento que despertou as pessoas no último ano foi em relação a sustentabilidade. Reaproveitar materiais, reciclar utensílios usados, doar ou comprar produtos usados foram mais comuns durante a pandemia.

Segundo a pesquisa do Google, 80% das pessoas dizem que a sustentabilidade é mais importante agora do que antes da pandemia. Nesse sentido, as marcas podem aproveitar para passar sugestões sustentáveis de maneira a garantir credibilidade sobre o produto ou serviço que oferecem.

Veja o que os consumidores digitais buscam:

  • Lojas de segunda mão / Lojas de usados (+80%)
  • Ambiente (+70%)
  • Ambiente sustentável (+30%)
  • Carregamento de veículo elétrico (+ 100%)

Frentes sustentáveis e de terceiro setor tem sido visto com bons olhos pelos consumidores digitais do mundo todo. Inclusive foi uma tendência de corrente de colaboração entre pessoas físicas e empresas para ajuda com alimentos, apoio emocional, além de assuntos relacionados a busca pela igualdade social.

‍7. Reviravoltas e um novo modo de ver e viver a vida: Viagens em alta

‍De acordo com as análises da Pesquisa Google 2021, algumas tendências se mostraram fortes o suficiente para continuarem. As marcas começaram a contribuir com as pessoas passando informações úteis, além de vender o produto apenas.

Hoje o comportamento do consumidor digital demonstra estar mais conectado com as marcas que se concentram em oferecer credibilidade, segurança e que as ajudam a tomar decisões informadas.

‍Vamos viajar? Uma luz bem forte brilha para o segmento de turismo. As viagens voltaram a crescer no interesse do consumidor digital, que busca por informações para colocar o pé na estrada e alçar voos. Confira:

  • Restrições de fronteira (+600%)
  • Viagem Internacional (+300%)
  • Hotel booking (+100%)
  • Escapadas de fim de semana próximos a mim (+100%)

As marcas devem ser transparentes e munir seus públicos de informações reais. Se há riscos, mostre quais são eles, se existem benefícios, coloque-os à prova.

O público está confiante e quer voltar a acreditar que é possível realizar sonhos. Contribua para essas realizações.

E então?! Interessante esses dados, não é mesmo? Conseguiu pensar em ações para seu nicho de mercado? Continue acompanhando as dicas da CRP Mango, aqui no Blog. Fique de olho nas novidades do marketing digital.

Autoria do Artigo

CRP

Sobre a CRP Mango

A CRP Mango é uma agência digital especializada em e-commerce e projetos digitais, reconhecida por sua expertise em Shopify e soluções de marketing digital. Como Shopify Plus Partners, a CRP Mango tem ajudado empresas a expandir suas operações e melhorar a experiência do cliente por meio de plataformas robustas e personalizadas.

Além disso, a agência oferece um amplo portfólio de serviços, que inclui integração de sistemas (iPaaS) com Jitterbit, desenvolvimento de websites e estratégias de inbound marketing.

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