SEO para E-commerce: SEO ainda é relevante para Lojas Virtuais?

O SEO é uma estratégia interessante para atrair visitantes e posicionar melhor sites no Google, certo? Mas e as lojas virtuais? Será que o SEO para e-commerce continua sendo uma estratégia essencial para atrair clientes e aumentar as vendas? A melhor resposta é sim, o SEO para e-commerce ainda é muito válido e pode ser um dos principais motores para melhorar o desempenho de uma loja.
Isto porque, com o crescimento exponencial do comércio eletrônico no Brasil, investir em um bom planejamento de SEO é o que pode diferenciar sua loja no mercado, ao lado de outras estratégias orgânicas (redes sociais, e-mail marketing e mais) e também de estratégias que apostam nas publicidades e na mídia paga. Aliás, é importante ressaltar que SEO e mídia paga são complementares e não substituem um ao outro.
Mas afinal, como o SEO no inbound marketing pode transformar sua loja virtual em um canal de vendas eficiente e capturar quem ainda não conhece direito a sua loja? Descubra mais sobre esta estratégia abaixo.
SEO - Search Engine Optimization (inglês para otimização para motores de busca) é um conjunto de técnicas utilizadas para otimizar um site e melhorar seu posicionamento nos resultados de busca, podendo ser mudanças técnicas ou de conteúdo. Se sua loja vende tênis de corrida, por exemplo, e você otimiza uma página com estratégias de SEO, utilizando termos como "melhores tênis de corrida para iniciantes", há mais chances de atrair clientes com intenção de compra, já que seu site pode aparecer entre os primeiros nos resultados do Google
Alguns pontos importantes do SEO incluem:
Com essas estratégias, sua loja fica mais visível para os clientes certos, mas não para por aí. Na realidade, também importa dentro do SEO ter um site otimizado e que respeite as regras de performance do Google, conhecidas como Core Web Vitals. Essas métricas demandam que o site carregue rapidamente, seja estável e tenha uma boa responsividade. Dentro do lado técnico, um SEO feito corretamente também exige cuidados com páginas fora do ar e redirecionamentos (redirects), questões que podem afetar profundamente a experiência do usuário.
A aplicação de SEO no e-commerce exige uma abordagem detalhada e planejada. Por exemplo, é preciso analisar o site desde o código até os conteúdos que já estão no ar por meio de diversas ferramentas diferentes, como a SEMRush, o Analytics e o ScreamingFrog. A partir daí, é possível começar a pensar em estratégias baseadas em dados e que consigam resultados práticos. Veja algumas dicas simples:
1. Pesquise Palavras-Chave
Identifique as palavras que seus clientes utilizam para buscar produtos. Ferramentas como o Google Keyword Planner e a SEMRush podem ajudar.
2. Crie Descrições de Produtos Otimizadas
Cada produto deve ter uma descrição única, com o tamanho adequado e com palavras-chave relevantes. Evite copiar textos de fornecedores ou deixar vazio.
3. Melhore a Velocidade do Site
Sites lentos podem afastar clientes e prejudicar o ranking no Google. Use ferramentas como o PageSpeed Insights para melhorar o desempenho.
4. Aposte em Links Internos
Crie conexões entre as páginas do seu site, como relacionar produtos similares ou artigos do blog com ofertas.
5. Utilize Meta Descriptions Atrativas
Escreva meta descrições que chamem a atenção e incorporem palavras-chave relevantes.
Falar sobre SEO, especialmente para lojas, é mostrar a possibilidade de um reflexo positivo nas vendas, garantindo um crescimento e desenvolvimento de uma marca. Contudo, as vendas não são as únicas métricas impactadas por uma estratégia de SEO bem-executada e que aborde todos os pontos necessários.
Por exemplo, SEO é uma estratégia importante para aumentar a visibilidade, a chamada brand awareness, mostrando aos possíveis consumidores a sua marca ou loja, garantindo que eles possam tomar uma decisão de compra ou, ao menos, se tornarem leads.
Por outro lado (mas muito relacionado ao aumento de conhecimento), o tráfego orgânico também cresce, com mais visitantes chegando às páginas e podendo ler um conteúdo interessante ou conhecer produtos/serviços. E se falarmos do SEO técnico, é inegável que a melhoria da performance traz uma experiência de usuário mais fluida e confiável, levando para as páginas adequadas e com um bom retorno.
Ainda é possível ressaltar que o SEO não está parado! Com a ascensão de novas tecnologias, como a busca por voz e o uso de dispositivos móveis, o SEO está em constante evolução, se moldando e chegando a virar um GEO - Generative Engine Optimization. Por exemplo, para e-commerces com lojas físicas, o SEO local ajuda a atrair clientes próximos, enquanto o SEO para busca por voz aproveita o aumento de interações móveis, sendo dois pontos do futuro da estratégia.
Investir em SEO para e-commerce é essencial para se destacar no mercado digital atual. Com estratégias bem aplicadas e somadas aos outros pontos do seu inbound marketing, você atrai mais clientes, aumenta as vendas e cria uma presença digital forte.
A CRP Mango é uma agência de marketing digital e tecnologia com mais de 20 anos de experiência. Nossos especialistas estão sempre prontos para desenvolver e otimizar páginas com o uso do SEO. Agende uma análise do SEO do seu e-commerce e descubra como podemos aumentar suas vendas!
Somos uma agência especializada em serviços digitais que oferece soluções personalizadas para cada cliente.
Com mais de duas décadas de experiência e mais de 500 projetos executados, oferecemos soluções efetivas para o desenvolvimento de websites, eCommerce, gestão de redes sociais, SEO e muito mais.