Como criar um e-commerce? Saiba como fazê-lo funcionar em sua totalidade.

Saber como criar um e-commerce é uma tarefa que pode parecer simples e fácil - e talvez até seja em alguns níveis -, mas que exige atenção a diversos pontos para ter sucesso e não se tornar mais uma empresa que fecha sem ter os resultados esperados. Vale lembrar que, somente em 2023, o país teve quatro empresas fechando por minutos.
Pensando neste sentido, o que seria necessário para criar um e-commerce funcionar? Produtos, uma plataforma virtual robusta, ferramentas de dados, ferramentas de marketing, plataformas de atendimento, uma equipe especializada etc.
Tudo isso é realmente necessário para um e-commerce funcionar em sua totalidade. Aliás, dependendo do porte da empresa e de seus objetivos, é mais do que necessário, é fundamental! Sem integrações, sem aplicativos, sem pessoas que saibam gerir a loja, é possível afirmar que o e-commerce não terá vida longa.
Como especialistas em e-commerce há mais de duas décadas, a CRP Mango preparou um artigo especial para mostrar como é possível criar o seu e-commerce e o que é necessário para que ele funcione em sua totalidade. Veja abaixo.
O primeiro passo para criar um e-commerce é justamente o planejamento do projeto. Sim, não importa que a sua loja já seja estabelecida no âmbito físico ou que tenha diversos clientes em marketplaces, é preciso traçar uma estratégia e criar um projeto robusto para ter o seu próprio endereço virtual.
Isso vai facilitar a ver todos os pontos fundamentais do estabelecimento de uma loja própria, assim como vai diminuir possibilidades de erros e retrabalho. Nunca é melhor fazer as coisas com pressa e sem planejamento nesta hora.
O segundo ponto é, com certeza, a escolha da plataforma adequada. Ela pode ser maior ou menor, brasileira ou estrangeira, mas precisa ter o suporte e a capacidade para comportar a sua empresa. Entre as plataformas, uma das mais recomendadas é a Shopify, que possui diversos planos e pode ser personalizada da maneira que for melhor para o seu negócio.
Mas e a partir daí? Após planejar direitinho cada ponto, escolher uma plataforma e começar o desenvolvimento da loja, com a adequação do design e inclusão de produtos, é preciso se preocupar com outro importante ponto: as integrações.
Como falamos, montar um e-commerce pode até ser fácil em alguns aspectos, porém, quando olhamos a fundo empresas estabelecidas e projetos com demandas complexas, observamos que muitas vezes não é assim. É preciso se preocupar com o fluxo de dados, com o atendimento aos clientes, com o gerenciamento financeiro da loja e muito mais.
Para isso, as integrações são uma forma bastante adequada de garantir que tudo corra da melhor maneira, como aplicações dedicadas e dados que cheguem às pessoas responsáveis pelas decisões. Sem essas integrações, muito do fluxo de informação seria paralisado e a rapidez seria um ponto perdido.
Algumas das principais integrações que um e-commerce precisa ter para funcionar na sua totalidade:
Integração para aprimorar a jornada de compra, reunindo informações de clientes, filtrando oportunidades, informando dados para as decisões estratégicas e permitindo o acompanhamento dos leads. Entre os parceiros da CRP Mango, a RD Station possui produtos com essa característica.
Aplicação voltada para o controle e planejamento empresarial, gerindo as diferentes áreas do seu negócio, reunindo mais informações internas específicas, monitorando as compras, o fluxo de vendas e muitos mais. O ERP Protheus, da TOTVS, é uma ótima recomendação neste sentido.
Uma das ferramentas mais importantes para o monitoramento da página, com espaço para verificar tendências do tráfego, informações demográficas, comportamentos dos usuários e muito mais.
Ferramenta voltada para o gerenciamento de integrações, evitando silos de informação, criando e publicando APIs de forma rápida e fazendo o relacionamento com parceiros comerciais de diversos pontos, plataformas que façam conectem as integrações têm um ótimo papel na gestão de negócios com operação em e-commerce. O Harmony IpaaS, da Jitterbit, se destaca como uma solução robusta neste sentido.
Mas existem só estas integrações para uma empresa com operação em e-commerce? É claro que não! Podemos citar serviços de integração para o atendimento do público com chatbots ou pessoas; integrações com sistemas de logística; integrações com redes de pagamento. É claro que, em plataformas como a Shopify, alguns desses serviços podem já ser nativos, necessitando apenas de aplicativos internos.
É possível seguir todos estes pontos de maneira interna e dar prosseguimento a um projeto de e-commerce? Sim, com certeza. É o mais recomendado? Normalmente, não. Na maioria das empresas, montar uma loja virtual é um processo difícil, demorado e que acaba por desviar profissionais de suas funções, encarecendo os custos da criação do e-commerce.
Desta forma, contar com especialistas otimiza tempo e recursos na hora de criar o e-commerce. Contando com a expertise de cada profissional, sejam designers, desenvolvedores, redatores ou analistas de e-commerce, o processo é facilitado e acelerado para entrar no ar de maneira mais rápida e conseguir retornar lucro com maior celeridade também.
Nós da CRP Mango somos especialistas em desenvolvimento de e-commerce há mais de duas décadas. Além de acompanhar os movimentos recentes e trazer insights sobre marketing, tecnologia e e-commerce para o nosso blog, também entregamos soluções de qualidade que entregam resultados e conectam pessoas.
Nossa equipe é formada por profissionais qualificados e preparados para promover soluções que fazem a diferença no seu negócio, contando com experiência no desenvolvimento, manutenção e acompanhamento diário de lojas pequenas, médias e grandes, como Caderno Inteligente, e.dona, Pantys, Holistix e Kérastase Brasil.
Somos uma agência especializada em serviços digitais que oferece soluções personalizadas para cada cliente.
Com mais de duas décadas de experiência e mais de 500 projetos executados, oferecemos soluções efetivas para o desenvolvimento de websites, eCommerce, gestão de redes sociais, SEO e muito mais.