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Dia dos Namorados no E-commerce: O que esperar desta data e como aproveitar oportunidades
E-commerce
Inbound Marketing
28/5/2025

Dia dos Namorados no E-commerce: O que esperar desta data e como aproveitar oportunidades

ESCRITO POR
Fred Mattos
Fred Mattos
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Entre as datas especiais para o e-commerce no primeiro semestre, o Dia dos Namorados aparece com uma grande oportunidade. O dia, que por si só começou com uma visão publicitária, é muito mais que uma data romântica: é uma chance de ouro para o e-commerce brasileiro, mas é preciso muita atenção para aproveitar.  

Em 2025, as projeções* indicam um possível aumento no ticket médio e na intenção de compra, mas também trazem desafios, como a necessidade de campanhas mais inclusivas e a queda de interesse da Geração Z, tanto no namoro e em relacionamentos oficiais, quanto no próprio ato de presentear.  

Para atrair esse público diverso e aumentar suas conversões, é essencial para uma marca aliar o marketing para e-commerce de forma específica (com estratégias de conteúdo, promoções e mais) a estratégias de SEO para e-commerce, além de entender os desejos por presentes de Dia dos Namorados que combinem praticidade e significado.

Neste artigo, vamos falar sobre as tendências para 2025 no Dia dos Namorados e o que o seu negócio pode fazer para aproveitar.

*Pesquisa Dia dos Namorados 2025 – Globo & PiniOn | Amostra: 1.000 respondentes

O que esperar das tendências de consumo para o Dia dos Namorados 2025?

Os hábitos dos consumidores brasileiros estão em constante transformação, afinal, o próprio momento do país e da sociedade também está mudando. Por exemplo, se pensarmos sobre as intenções no Dia dos Namorados, 68% pretendem comemorar a data, o que configura um aumento de 12% em relação ao ano passado. Isso mostra uma melhora nas condições econômicas de muitas pessoas, que querem aproveitar para não deixar a data passar em branco.

Contudo, da mesma forma que as pessoas pretendem comemorar, nem sempre isso está atrelado a presentes físicos. Segundo a pesquisa da Globo, as viagens românticas ganham destaque neste ano, com alta de 6,5% nas vendas do setor de turismo. Ou seja, a experiência e os bons momentos, que criam memória, estão em alta para a data mais romântica do ano.

Por outro lado, um ponto positivo para diversos e-commerces: perfumes, cosméticos e eletrônicos lideram a lista de presentes desejados, sendo uma ótima oportunidade para todos os apaixonados que sabem o que o parceiro deseja.

Porém, há um alerta para todas as marcas: 32% dos jovens de 18 a 25 anos não estão em relacionamentos, seja pelo desejo de “ficar sozinho”, influenciados pelo excesso de conectividade ou pela priorização de metas pessoais. Então como evitar perder um grande público nesta data? O segredo é investir em comunicação adequada, ações promocionais para este tipo específico de público e ressaltar que o amor existe de diversas formas.

E as mudanças nos relacionamentos: elas já fazem diferença?

Como falamos, a sociedade mudou também. E com isso, aparecem novas configurações de relacionamentos, que modificam toda a lógica sobre o que é um namoro, noivado ou casamento.  

Neste sentido, a pesquisa aponta que 69% das pessoas em relacionamentos estão em configuração heteroafetivas, com 4% sendo não monogâmicas. Ou seja, nem todos têm relação apenas com um único parceiro nesta camada.

Outro dado importante é que 8% estão relações homoafetivas, com 1% sendo não monogâmico. E é uma tendência geral da opinião pública: 50% querem ver mais diversidade na divulgação da data.

Dia dos Namorados no E-commerce: Oportunidades para Lojas Virtuais

O comércio eletrônico será crucial em 2025. Isso porque é esperado um crescimento das vendas online com 68% dos consumidores pretendendo comprar presentes pela internet, uma grande alta em relação a 2024. Além disso, 66% está pensando em procurar presentes entre 1 mês e 15 dias antes da data, o que permite uma janela de entregas adequada para todo tipo de produto.

Então o que isso conta para as marcas digitais? Esses dados apontam que é preciso começar desde já a pensar em estratégias para lojas virtuais, de modo a aproveitar os momentos de buscas e conseguir converter os consumidores no período que eles mais estão olhando.

Além disso, é fundamental entregar uma comunicação que se conecte com os diversos tipos de público que vão ter acesso a ela. Por exemplo, não é possível fazer peças que ignorem completamente as diferentes configurações amorosas, assim como é preciso buscar “tocar o coração” da geração Z, trazendo itens e promoções que sejam relevantes.

Algumas dicas para o Dia dos Namorados para marcas:

  • Ofereça diferentes formas de pagamento, especialmente o PIX;
  • O PIX parcelado também é uma novidade com grande aceitação;
  • O parcelamento sem juros nesta campanha também é um ponto de conversão para muitos públicos;
  • Comece campanhas um mês antes do Dia dos Namorados;
  • Certifique-se de que as entregas de pedidos feitos até 15 dias antes vão chegar a qualquer comprador;
  • Traga a diversidade para as redes sociais;
  • Aposte em anúncios segmentados para atingir públicos específicos;
  • As realizações profissionais são um grande objetivo, então, traga opções que conectem a sua marca a estes objetivos;
  • 68% pretendem gastar até R$300 em presentes – aposte em trazer promoções e kits, especialmente para marcas de cosméticos e perfumaria;
  • Experiências estão na ordem de preferência: é possível buscar parcerias para oferecer viagens, day use em hoteis ou spa e também atividades como massagens ou treinos;
  • Experiências também podem ser oferecidas em promoções e sorteios, o que ajuda a aumentar a base de leads da sua marca;
  • Os e-mails são o maior aliado para públicos mais velhos e que, tendem, a estar relacionamentos mais longos: coloque-os dentro da sua estratégia para gerar mais ganhos.

Transforme o Amor em Vendas

O Dia dos Namorados 2025 exige estratégias multicanais, desde a mídia paga para e-commerce até campanhas que celebrem a diversidade afetiva nas comunicações orgânicas em redes sociais e nos e-mails. A partir dos insights deste artigo, é possível direcionar parâmetros da sua estratégia comercial para chegar a mais pessoas, aumentar sua base de leads e converter mais, afinal, é a quarta data comercial mais importante do ano.

Quer saber como criar uma estratégia de e-commerce para datas comemorativas? Entre em contato conosco e agende uma conversa com a nossa equipe.

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Autoria do Artigo

Fred Mattos

Sobre

Fred Mattos

Jornalista e Copywriter da CRP Mango. Sempre pensando em SEO, música, escrita e esportes e como tudo isso se comunica com o marketing e a tecnologia.

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