Tendências de SEO para 2025: Como Se Preparar para o Futuro dos Mecanismos de Busca?
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Todos os anos, o marketing percorre caminhos diferentes e aposta em novas trilhas para ter melhores resultados. Essas novidades também apontam direções em partes mais específicas, como no SEO. Neste sentido, as tendências de SEO para 2025 apontam que ele não só continuará sendo um pilar essencial para empresas que desejam se destacar no ambiente digital, como pode ser a melhor estratégia para quem está iniciando.
Com o avanço da GEN IA (geração de inteligência artificial), a busca por voz se consolidando e critérios como EEAT (Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade) ganhando ainda mais relevância, é um ótimo momento para começar a investir em SEO e também, para quem já está atuando, adaptar estratégias para atrair tráfego qualificado.
Por isso, é hora de explorarmos as principais tendências de SEO que todo gestor de e-commerce e marketing precisa conhecer para se manter competitivo.
A inteligência artificial está revolucionando os mecanismos de busca e isso não vai mudar. Os Google AI Overviews (AIOs), resultados gerados por IA, já aparecem em 20% das pesquisas (dados dos EUA), especialmente em nichos como tecnologia e negócios. Em 2025, essa tendência se expandirá, exigindo conteúdo com ainda mais autoridade e maior detalhamento para ser citado nas respostas automáticas. Porém, é preciso muito cuidado para manter a fluidez nas respostas, ponto muito desejado pelas IAs. Um ponto bastante interesse é que as pesquisas com respostas de IA aumentam a chance de sites menores aparecerem como fontes da resposta.
Da mesma forma, ferramentas como ChatGPT e Perplexity, plataformas de geração de conteúdo por IA, já aportam busca baseadas em IA que podem se tornar fontes alternativas de tráfego. A Perplexity, por exemplo, já direciona 71% mais visitas a sites por meio de citações em respostas.
EEAT é um conceito essencial para SEO, que significa Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade (Experience, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness). Desenvolvido pelo Google, ele orienta a avaliação da qualidade do conteúdo e influencia diretamente o ranqueamento nos resultados de busca. Em 2025, o EEAT será mais crítico do que nunca, especialmente com o aumento de conteúdo gerado por IA. Para se destacar, priorize experiência de primeira mão com conteúdo baseado em dados internos, entrevistas com especialistas ou pesquisas originais.
Por outro lado, recomenda-se destacar a formação e experiência de quem escreve, trazendo pessoalidade para o artigo, e também evitar conteúdos genéricos. O mais importante para o Google (e para os seus usuários) é trazer informações aprofundadas.
Pesquisas apontam que cerca de 20% das pessoas já realizam pesquisas por voz de forma constante. E o mercado aponta para a sua utilização em maior escala a cada ano! Contudo, não é preciso formular todo o seu site para quem busca por voz: a otimização para buscas por voz também usa termos e expressões que são comuns para quem faz buscas rápidas. Ou seja, é possível melhorar o SEO para buscas por voz sem grandes alterações.
Sugestões como otimizar o seu site para perguntas conversacionais são bastante importantes. Por exemplo, use palavras-chave como "como", "melhor" e "onde" (ex: "onde comprar meias com desconto" ou “qual o melhor tênis de corrida”). E pensando também na IA, lembre-se de estruturar respostas curtas, pois, mecanismos de voz priorizam respostas menores do que outras modalidades de resposta.
O Google vai “ler” as suas imagens com uma precisão cada vez maior. Parece um exagero, mas é verdade. Isso porque com a integração de Google Lens e pesquisa multimodal, otimizar elementos visuais será essencial para atingir os públicos. Da mesma forma, a melhora na descrição e utilização de todas as tags necessárias ajuda a atingir e melhorar a experiência de públicos com deficiência visual ou motora.
Lembre-se sempre de usar alt texts descritivos com palavras-chave.
Outras tendências que diversas fontes apontam para o futuro do SEO são a mudança do foco nas palavras-chave e aumento do foco no tópico buscado, isso porque, quando falamos de AIOs, nem sempre as melhores respostas correspondem à pesquisa inicial.
Por exemplo, se procurarmos o melhor mês para começar a correr, a IA pode trazer informações sobre a melhor época ou a melhor estação para começar a correr. Da mesma forma, quando procurarmos por exercícios físicos, a IA pode trazer resultados que sejam mais abrangentes do que as palavras usadas na busca.
Então é preciso entender, de verdade, o que o cliente está buscando para, assim, ter um conteúdo que realmente responda às suas dúvidas.
Uma última tendência que se aproxima é o aumento do conteúdo branded (ou seja, com marca) para o futuro. Segundo um estudo, o Google pode favorecer conteúdos com marca, o que também pode significar a direção para o futuro: páginas voltadas para o meio e fundo do funil.
2025 será mais um ano da inteligência artificial, com grande prevalência pela busca por voz e conteúdo hiperpersonalizado. Para não ficar para trás, é preciso revisar sua estratégia de EEAT, investir e manter o site otimizado e testar ferramentas de IA para escalar produção sem perder qualidade.
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