O que é Large Language Model Optimization (LLMO)?

Já ouviu falar na sigla LLMO? Ela significa Large Language Model Optimization, ou, em português, Otimização do Grande Modelo de Linguagem.
Você pode estar se perguntando agora: o que é Large Language Model? Bom, os Large Language Models - LLMs (ou Grandes Modelos de Linguagem na sigla em inglês) são um conceito de Machine Learning treinado para reconhecer, interpretar e responder a inputs naturais de linguagem, como uma pergunta, uma afirmação ou qualquer outro tipo de conversa. Ou seja, se você já usou o Chat GPT, por exemplo, já teve contato com o LLM.
Basicamente, o LLM não apresenta intenção ou vontade, apenas recebe a interação humana e, com base em seu treinamento com grandes volumes de dados, antecipa a resposta mais apropriada e a constrói seguindo os mesmos padrões linguísticos utilizados pelo usuário.
Neste artigo, você irá entender mais a fundo sobre a LLM e como funciona sua otimização. Continue lendo!
Os LLMs, ou seja, os Grandes Modelos de Linguagem (também chamados de modelos de linguagem ampla), são um modelo de aprendizado para máquinas que envolve o uso de grandes bases de dados, isto é, o LLM é um conceito de inteligência artificial, no qual as máquinas aprendem como determinado conjunto de dados se comporta (machine learning). Isso permite que elas possam calcular probabilidades de como seria um novo texto, uma nova imagem ou um novo vídeo, podendo criar informações a partir de um prompt (um comando). E, embora não sejam ainda IAs autônomas (pois dependem dos dados fornecidos pelo conjunto de quem programou a máquina), ferramentas baseadas em LLM têm um imenso potencial na relação entre nós e as informações que buscamos na internet.
Os modelos de linguagem não são capazes de espontaneamente gerar conteúdo a partir de uma intenção, como explicamos acima. Ao invés disso, a abordagem de geração é a partir da experimentação, análise e treinamento. Isto é, oprimeiro passo desse processo é a alimentação do algoritmo com informação em larga escala e a definição de parâmetros de Machine Learning para que ele faça suas próprias conexões.
Com o desenvolvimento automatizado do programa, ele aprende, por exemplo, a conversar de maneira natural e encontrar os dados relevantes para cada interação, gerando um resultado satisfatório para uso comercial.
Por conta dessas características, é importante ressaltar que nenhum LLM é ainda completamente confiável. Como não há uma capacidade humana de análise subjetiva e qualitativa das informações, essas ferramentas ainda apresentam dados incorretos e falhas de comunicação.
Porém, são fraquezas que tendem a diminuir com o tempo a partir da complexidade e número de conexões, mas que provavelmente nunca terminarão por completo nesta interação atual de modelo de linguagem.
Com a evolução do LLM, se tornará mais comum que o público utilize soluções como ChatGPT para pesquisas, por exemplo. Por isso, a visibilidade das marcas por meio de buscas pode mudar drasticamente. É por isso que gestores de conteúdo estão começando a inserir uma nova estratégia de alcance na internet com o SEO.
Nesse sentido, o LLMO, ou Otimização do Grande Modelo de Linguagem, se refere à prática de otimizar conteúdo para que ele seja preferido e mencionado por chatbots, buscas automatizadas e outros modelos de linguagem.
O conceito se tornou ainda mais conhecido entre as empresas com o anúncio do Google de que seu LLM, Bard, será integrado às buscas em um futuro próximo. O impacto da tecnologia pode mudar para sempre como se indexa conteúdo na internet.
O LLMO é, portanto, uma busca por se adaptar a essa nova realidade: elaborar e estruturar informação de forma que ChatGPT, Bard e outros citem a sua marca ou seus produtos em interações com usuários.
A inteligência artificial tomou conta do mundo da tecnologia nos últimos meses e parece ser a grande solução para todos os problemas. Porém, é preciso saber como utilizar este tipo de ferramenta para extrair o melhor potencial e não ficar preso em problemas, como a autoria de conteúdo e a limitação de cada tecnologia.
Para isso, contar com especialistas garante a melhor utilização de cada ferramenta implementada e a adequação, inclusive jurídica, de tudo que aparecer.
Para saber mais sobre tecnologia, entre em contato com a CRP Mango. Podemos tirar dúvidas e ajudar no planejamento de projetos com tecnologia.
Somos uma agência especializada em serviços digitais que oferece soluções personalizadas para cada cliente.
Com mais de duas décadas de experiência e mais de 500 projetos executados, oferecemos soluções efetivas para o desenvolvimento de websites, eCommerce, gestão de redes sociais, SEO e muito mais.