Logo CRP Mango.Logo da CRP Mango na cor branca
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Logo CRP Mango.
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
BlogSeta para a esquerda
O que é Large Language Model Optimization (LLMO)?
Tecnologia
25/7/2023

O que é Large Language Model Optimization (LLMO)?

ESCRITO POR
CRP
CRP Mango
Sumário do artigo
Compartilhe
LinkedinCompartilhar no WhatsApp.FacebookX (Twitter)Copiar Link

Já ouviu falar na sigla LLMO? Ela significa Large Language Model Optimization, ou, em português, Otimização do Grande Modelo de Linguagem.

Você pode estar se perguntando agora: o que é Large Language Model? Bom, os Large Language Models - LLMs (ou Grandes Modelos de Linguagem na sigla em inglês) são um conceito de Machine Learning treinado para reconhecer, interpretar e responder a inputs naturais de linguagem, como uma pergunta, uma afirmação ou qualquer outro tipo de conversa. Ou seja, se você já usou o Chat GPT, por exemplo, já teve contato com o LLM.

Basicamente, o LLM não apresenta intenção ou vontade, apenas recebe a interação humana e, com base em seu treinamento com grandes volumes de dados, antecipa a resposta mais apropriada e a constrói seguindo os mesmos padrões linguísticos utilizados pelo usuário.

Neste artigo, você irá entender mais a fundo sobre a LLM e como funciona sua otimização. Continue lendo!

O que são LLMs e como os Large Language Models (LLMs) funcionam?

Os LLMs, ou seja, os Grandes Modelos de Linguagem (também chamados de modelos de linguagem ampla), são um modelo de aprendizado para máquinas que envolve o uso de grandes bases de dados, isto é, o LLM é um conceito de inteligência artificial, no qual as máquinas aprendem como determinado conjunto de dados se comporta (machine learning). Isso permite que elas possam calcular probabilidades de como seria um novo texto, uma nova imagem ou um novo vídeo, podendo criar informações a partir de um prompt (um comando). E, embora não sejam ainda IAs autônomas (pois dependem dos dados fornecidos pelo conjunto de quem programou a máquina), ferramentas baseadas em LLM têm um imenso potencial na relação entre nós e as informações que buscamos na internet.

Os modelos de linguagem não são capazes de espontaneamente gerar conteúdo a partir de uma intenção, como explicamos acima. Ao invés disso, a abordagem de geração é a partir da experimentação, análise e treinamento. Isto é, oprimeiro passo desse processo é a alimentação do algoritmo com informação em larga escala e a definição de parâmetros de Machine Learning para que ele faça suas próprias conexões.

Com o desenvolvimento automatizado do programa, ele aprende, por exemplo, a conversar de maneira natural e encontrar os dados relevantes para cada interação, gerando um resultado satisfatório para uso comercial.

As LLMs são confiáveis?

Por conta dessas características, é importante ressaltar que nenhum LLM é ainda completamente confiável. Como não há uma capacidade humana de análise subjetiva e qualitativa das informações, essas ferramentas ainda apresentam dados incorretos e falhas de comunicação.

Porém, são fraquezas que tendem a diminuir com o tempo a partir da complexidade e número de conexões, mas que provavelmente nunca terminarão por completo nesta interação atual de modelo de linguagem.

O que é Large Language Model Optimization (LLMO)?

Com a evolução do LLM, se tornará mais comum que o público utilize soluções como ChatGPT para pesquisas, por exemplo. Por isso, a visibilidade das marcas por meio de buscas pode mudar drasticamente. É por isso que gestores de conteúdo estão começando a inserir uma nova estratégia de alcance na internet com o SEO.

Nesse sentido, o LLMO, ou Otimização do Grande Modelo de Linguagem, se refere à prática de otimizar conteúdo para que ele seja preferido e mencionado por chatbots, buscas automatizadas e outros modelos de linguagem.

O conceito se tornou ainda mais conhecido entre as empresas com o anúncio do Google de que seu LLM, Bard, será integrado às buscas em um futuro próximo. O impacto da tecnologia pode mudar para sempre como se indexa conteúdo na internet.

O LLMO é, portanto, uma busca por se adaptar a essa nova realidade: elaborar e estruturar informação de forma que ChatGPT, Bard e outros citem a sua marca ou seus produtos em interações com usuários.

Saiba como novas tecnologias podem ser utilizadas pelo seu negócio

A inteligência artificial tomou conta do mundo da tecnologia nos últimos meses e parece ser a grande solução para todos os problemas. Porém, é preciso saber como utilizar este tipo de ferramenta para extrair o melhor potencial e não ficar preso em problemas, como a autoria de conteúdo e a limitação de cada tecnologia.

Para isso, contar com especialistas garante a melhor utilização de cada ferramenta implementada e a adequação, inclusive jurídica, de tudo que aparecer.

Para saber mais sobre tecnologia, entre em contato com a CRP Mango. Podemos tirar dúvidas e ajudar no planejamento de projetos com tecnologia.

Autoria do Artigo

CRP

Sobre a CRP Mango

A CRP Mango é uma agência digital especializada em e-commerce e projetos digitais, reconhecida por sua expertise em Shopify e soluções de marketing digital. Como Shopify Plus Partners, a CRP Mango tem ajudado empresas a expandir suas operações e melhorar a experiência do cliente por meio de plataformas robustas e personalizadas.

Além disso, a agência oferece um amplo portfólio de serviços, que inclui integração de sistemas (iPaaS) com Jitterbit, desenvolvimento de websites e estratégias de inbound marketing.

Artigos

relacionados

Segredos do Google
Tecnologia
Segredos do Google: conheça truques que vão revolucionar a forma como você usa a internet
Ler mais
Automação na gestão de projetos
Tecnologia
Impactos da automação na gestão de projetos
Ler mais
Otimização de sites
Tecnologia
Como aumentar visitas e conversões em seu site?
Ler mais
Homem sorridente segurando um tablet ao lado de uma moça sorridente

Conheça a CRP Mango

Somos uma agência especializada em serviços digitais que oferece soluções personalizadas para cada cliente.

Com mais de duas décadas de experiência e mais de 500 projetos executados, oferecemos soluções efetivas para o desenvolvimento de websites, eCommerce, gestão de redes sociais, SEO e muito mais.

Saiba mais
Logo da CRP Mango na cor branca
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Fique por dentro de nossas novidades
Receba as últimas novidades e tendências em tecnologia e marketing digital assinando nossa newsletter — sempre respeitando sua privacidade e seus dados! Saiba mais aqui.
Especialistas em E-commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Crossborder
Sustentação E-commerce
Projetos de Integração (iPaas)
Projetos Digitais
Criação de sites institucionais
Suporte On-Going
Criação de Aplicativos iOS e Android
Marketing Digital
Estratégia de Inbound Marketing
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Cases
Sobre Nós
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Blog
CRPod
Ícone de indicação geográfica
Localização
R. Antônio Ferraz Costa, 261 - Vila Santa Cruz - Itatiba - SP, 13251-460
ShopifyRD Station PartnerTOTVSJitterbitWebflowMeta Business PartnerGoogle PartnersAbradi
Copyright © 2002-2025 CRP Mango. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade
Política de Cookies
Fale com o DPO