Logo CRP Mango.Logo da CRP Mango na cor branca
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Logo CRP Mango.
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
BlogSeta para a esquerda
Conheça o ChatGPT e saiba como usar agora mesmo
Tecnologia
4/5/2023

Conheça o ChatGPT e saiba como usar agora mesmo

ESCRITO POR
CRP
CRP Mango
Sumário do artigo
Compartilhe
LinkedinCompartilhar no WhatsApp.FacebookX (Twitter)Copiar Link

O final de 2022 trouxe para o cenário da tecnologia uma grande mudança: o aparecimento do ChatGPT. Mas o que é o ChatGPT? Por que ele importa tanto para o futuro das áreas que envolvem tecnologia, marketing e e-commerce?

Antes de mais nada, o ChatGPT é uma IA - inteligência artificial - que "conversa" com o usuário, respondendo perguntas e solicitações. E, com isso, ele consegue gerar conteúdos que podem ser pequenos ou muito extensos. Isto é, o ChatGPT cria informações, também chamados de

conteúdo gerado por IA (AI generated content, em inglês). Diante disso, grandes empresas do mundo tecnológico estão correndo atrás para levarem esta IA para suas plataformas (como a Microsoft) ou para criarem concorrentes diretos (como o Google).

Nos próximos parágrafos, vamos explicar um pouco mais sobre como acessar o ChatGPT, o que pode ser feito e muito mais.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é uma ferramenta baseada em inteligência artificial, desenvolvida pela OpenAI, um laboratório de pesquisas baseadas em IA, proveniente de uma organização sem fins lucrativos com sede nos EUA. O laboratório recebe recursos de diversos nomes importantes da tecnologia como Elon Musk, da Tesla, Peter Thiel, fundador do PayPal, Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, entre muitos outros e também muitas empresas.

O nome da ferramenta usa a palavra chat (conversa em inglês) com GPT, que é uma sigla para a expressão Generative Pre-Trained Transformer, ou seja, transformador generativo pré-treinado, em tradução quase literal.

Para simplificar, o ChatGPT simula uma conversa entre o seu usuário e o programa, no qual podem ser inseridas diversas informações que receberão uma resposta. Essas respostas foram treinadas a partir de conteúdo da internet até 2021, mas podem receber atualizações para respostas atualizadas.

O ChatGPT tem o algoritmo baseado em machine learning e redes neurais, buscando ser uma evolução aos atuais assistentes virtuais. E, pelo que o sucesso dele mostra, isso vem sendo extremamente bem-sucedido. Inclusive, existe bastante apreensão sobre buscadores com a popularização de IA em formato de chat.

Por que usar o ChatGPT?

Um dos grandes diferenciais do ChatGPT (e também das demais ferramentas generativas de conteúdo baseadas em IA, como o Midjourney para imagens) é a possibilidade criativa delas. Isto é, a ferramenta pode trazer uma resposta completa e criativa, ao analisar o seu banco de dados, permitindo escrever matérias jornalísticas, contos, receitas e até códigos de programação.

E mais do que isso, essa ferramenta já começa a poder ser integrada em outras plataformas de forma gradativa, aplicativos e sites por meio de uma API. Isso permite que ela se torne uma assistente virtual avançada sem necessidade de acessar o site original.

Porém, como nem tudo é perfeito, o ChatGPT ainda está desatualizado em relação ao mundo, devido ao seu banco de dados, e também pode errar em respostas, criando dados que não existem.

Veja este exemplo sobre informações criadas pela ferramenta.

Recomenda-se muita cautela na geração de conteúdo e uma revisão bastante aprofundada antes da publicação. Ou seja, a ferramenta é apenas uma ferramenta, ela não substitui o olho humano e o conhecimento de uma pessoa até o momento.

Como acessar o ChatGPT?

Se você tem dúvidas sobre como usar o ChatGPT ou receio por ser uma ferramenta norte-americana, fique tranquilo! A ferramenta da OpenAI já está disponível em diversas linguagens e, entre elas, está o português. Para acessar a ferramenta, basta acessar o site da OpenAI em: https://openai.com/.

Em seguida, você deve clicar em Try ChatGPT ou simplesmente ir direto ao link: https://chat.openai.com/auth/login.

Após esses primeiros passos, o sistema pedirá o login. Caso você não possua, é bem rápido criar a sua conta, podendo ser a mesma ligada ao Google ou à Microsoft. Depois, é só seguir as instruções, fornecer as informações pedidas, inserir o código de verificação e começar a utilizar a ferramenta.

Além do ChatGPT 3.5, que é gratuito, a OpenAI conta com o ChatGPT-4 que é pago. Os planos existentes custam US$ 20 por mês (240 dólares por ano). A plataforma promete que o modelo atualizado é mais rápido, menos instável e fornece maior exatidão nas respostas.

Como integrar novas tecnologias ao marketing digital, plataformas e e-commerce?

Acompanhar as tendências tecnológicas pode ser um desafio para empresas de porte médio e pequeno, aumentando ainda mais a distância para empresas maiores. Felizmente, contar com especialistas em tecnologia ajuda a mitigar esse problema, já que uma equipe especializada permite a análise sobre a possibilidade de implementação e adequação de tudo que for surgindo.

No caso do ChatGPT e outras IAs que surgirem a partir dele, é possível entender qual o impacto e como trazer benefícios, sem aumentar de forma considerável o investimento. Saiba como preparar a sua equipe para a implementação de novas tecnologias.

‍

Para saber mais sobre tecnologia, entre em contato com a CRP Mango. Podemos tirar dúvidas e ajudar no planejamento de projetos com tecnologia.

Autoria do Artigo

CRP

Sobre a CRP Mango

A CRP Mango é uma agência digital especializada em e-commerce e projetos digitais, reconhecida por sua expertise em Shopify e soluções de marketing digital. Como Shopify Plus Partners, a CRP Mango tem ajudado empresas a expandir suas operações e melhorar a experiência do cliente por meio de plataformas robustas e personalizadas.

Além disso, a agência oferece um amplo portfólio de serviços, que inclui integração de sistemas (iPaaS) com Jitterbit, desenvolvimento de websites e estratégias de inbound marketing.

Artigos

relacionados

WhatsApp para Empresa
Inbound Marketing
E-commerce
WhatsApp para Empresa: Por que sua estratégia de vendas não pode ficar sem esta ferramenta?
Ler mais
Large Language Model Optimization
Tecnologia
O que é Large Language Model Optimization (LLMO)?
Ler mais
Inbound Marketing
Tecnologia
Tendências de SEO para 2025: Como Se Preparar para o Futuro dos Mecanismos de Busca?
Ler mais
Homem sorridente segurando um tablet ao lado de uma moça sorridente

Conheça a CRP Mango

Somos uma agência especializada em serviços digitais que oferece soluções personalizadas para cada cliente.

Com mais de duas décadas de experiência e mais de 500 projetos executados, oferecemos soluções efetivas para o desenvolvimento de websites, eCommerce, gestão de redes sociais, SEO e muito mais.

Saiba mais
Logo da CRP Mango na cor branca
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Fique por dentro de nossas novidades
Receba as últimas novidades e tendências em tecnologia e marketing digital assinando nossa newsletter — sempre respeitando sua privacidade e seus dados! Saiba mais aqui.
Especialistas em E-commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Crossborder
Sustentação E-commerce
Projetos de Integração (iPaas)
Projetos Digitais
Criação de sites institucionais
Suporte On-Going
Criação de Aplicativos iOS e Android
Marketing Digital
Estratégia de Inbound Marketing
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Cases
Sobre Nós
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Blog
CRPod
Ícone de indicação geográfica
Localização
R. Antônio Ferraz Costa, 261 - Vila Santa Cruz - Itatiba - SP, 13251-460
ShopifyRD Station PartnerTOTVSJitterbitWebflowMeta Business PartnerGoogle PartnersAbradi
Copyright © 2002-2025 CRP Mango. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade
Política de Cookies
Fale com o DPO