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Social Commerce – o que é e como funciona
E-commerce
30/11/2021

Social Commerce – o que é e como funciona

ESCRITO POR
CRP
CRP Mango
Sumário do artigo
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Social commerce é tendência nas vendas online com pretensão de crescimento de público nos próximos anos, segundo pesquisa do segmento.

‍As compras online tiveram um boom em 2020. Impulsionados pela pandemia, lojistas e consumidores viram na internet uma maneira de continuar vendendo e comprando. A boa notícia é que o sucesso nas vendas online chegou para ficar e junto com ela o social commerce se tornou tendência para o comércio.

O que é Social Commerce?

Social commerce, também conhecido como comércio social, é uma maneira prática de vender online por meio das redes sociais. Lojas virtuais conseguem montar vitrines de produtos ou serviços e vender por meio de aplicativos nas redes sociais, como Facebook, Instagram ou WhatsApp, por exemplo.

O fato de conectar pessoas de diferentes lugares, por meio de fotos, vídeos, texto e possibilidade de interações por meio de curtidas e comentários, tem feito grande sucesso entre os consumidores.

A oportunidade de gerar visibilidade trouxe para o marketing digital a expansão na oferta de produtos e serviços, com formatos variados de conteúdo que convencem e vendem.

Entre os benefícios do social commerce estão:

  • Facilidade de pesquisas,
  • Preços melhores;
  • Exposição de avaliações da loja e dos produtos;
  • Liberdade no conteúdo para as vendas.

Segundo a pesquisa da All iN | Social Miner, feita em parceria com Opinion Box e Etus, em junho de 2021, 74% dos consumidores utilizam as redes sociais para fazer compras e 76% dos consumidores pesquisam produtos via redes sociais.

Outro dado que demonstra tendência de crescimento do social commerce é que 70% dos entrevistados podem aderir a prática no futuro.

Top 4 das redes sociais mais requisitadas para social commerce

Para saber quais as redes sociais que as pessoas mais utilizam para realizar compras online, a pesquisa apontou alguns dados importantes. Confira as redes sociais mais procuradas para compras:

‍1º Google Shopping - No topo do ranking está o Google Shopping, que fica com 54% da fatia de compras virtuais.

‍2º. Instagram – Atualmente aparece como um dos queridinhos, com as vendas pelo Instagram Shopping. Aliás fizemos um artigo explicando como ativar sua loja para vender pelo Instagram Shopping. Clique aqui e confira.

‍3º. Facebook – Uma das primeiras redes sociais que estimularam as vendas hoje detém 40% do público que compra pela plataforma.

‍4º WhatsApp – Para 42% dos entrevistados, as compras são feitas pelo WhatsApp.

Como funciona o social commerce?

Para começar usar as redes sociais como uma vitrine de vendas de produtos e serviços é necessário criar um perfil, de acordo com as suas estratégias de marketing digital.

Assim como o conteúdo das redes sociais precisa estar alinhado à persona e público da marca, as vendas também devem seguir esse direcional, com unidade visual que se conecta com a marca e cause lembrança.

Além de criar a loja virtual dentro da rede social, você também pode fazer anúncios pagos para atrair ainda mais a atenção do seu público, de acordo com segmentações pontuais de comportamento e buscas realizadas na plataforma.

Aliar linguagem fácil e direta a imagens atraentes e conectadas, contam bastante para conseguir efetivar vendas. Mas não esqueça de manter a frequência das postagens e entregar conteúdo de valor e não apenas produto o tempo todo.

Quer saber mais sobre anúncios nas redes sociais? Clique aqui.

‍Atendimento - Outro ponto importante ao ingressar no social commerce é disponibilizar pronto atendimento para sanar dúvidas ou resolver problemas com entregas, preços e demais necessidade do seu público.

Deixar de prestar atendimento pode ser muito prejudicial nas plataformas sociais, prejudicando a reputação de uma empresa. Foque em ganhar elogios, afinal eles movimentam a rede de novos clientes a aumentam a credibilidade da sua loja virtual.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o social commerce, aproveite para incluir as mídias sociais em suas estratégias de marketing digital. Esperamos que este conteúdo tenha ajudado. Continue aqui no blog e leia outros artigos sobre o mundo digital.

Autoria do Artigo

CRP

Sobre a CRP Mango

A CRP Mango é uma agência digital especializada em e-commerce e projetos digitais, reconhecida por sua expertise em Shopify e soluções de marketing digital. Como Shopify Plus Partners, a CRP Mango tem ajudado empresas a expandir suas operações e melhorar a experiência do cliente por meio de plataformas robustas e personalizadas.

Além disso, a agência oferece um amplo portfólio de serviços, que inclui integração de sistemas (iPaaS) com Jitterbit, desenvolvimento de websites e estratégias de inbound marketing.

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