Logo CRP Mango.Logo da CRP Mango na cor branca
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Logo CRP Mango.
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
BlogSeta para a esquerda
Saiba mais sobre a Temporada de Compras em 2022
E-commerce
6/12/2022

Saiba mais sobre a Temporada de Compras em 2022

ESCRITO POR
Fred Mattos
Fred Mattos
Sumário do artigo
Compartilhe
LinkedinCompartilhar no WhatsApp.FacebookX (Twitter)Copiar Link

Todo final de ano traz consigo um período de compras maiores que pode sustentar os rendimentos de uma companhia por muito tempo. Este período pode ser chamado de Temporada de Compras e, em 2022, ele apresenta características diferentes em relação aos últimos anos, especialmente ao período pandêmico.

Além da volta a uma época de compras presenciais, existem novas formas de pagamento, necessidades diferentes e até uma evolução no relacionamento com o cliente para engajá-lo em compras. Por exemplo, 52% dos consumidores preferem usar o PIX para transações, segundo estudo.

Ou seja, existem novidades a serem exploradas para o segmento de vendas em e-commerce e é preciso entender o que está mudando para poder utilizar uma estratégia de marketing digital melhor determinada e estudada.

Nos próximos parágrafos, você vai entender um pouco do que está acontecendo na Temporada de Compras em 2022.

O que é a Temporada de Compras?

Embora o termo ainda não seja tão reconhecido ou utilizado, Temporada de Compras é o período compreendido pelos últimos meses do ano e que costumam combinar diversas datas e eventos comemorativos, seja de forma sequencial ou concomitante.

Atualmente, já é possível colocar a Temporada de Compras no último trimestre do ano, compreendendo Outubro, Novembro e Dezembro. Por si só, esse período já tem um maior número de datas para estimular o consumo do que no resto do a

no, especialmente após a Black Friday pegar e virar um mês inteiro no Brasil.

Na Temporada de Compras, podemos citar como fundamentais o Natal, o Ano Novo, o Dia das Crianças, a Cyber Monday (que ficou menos famosa no Brasil) e a Black Friday (que evoluiu para uma espécie de Black Month ou Cyber Month, durando o mês todo). É normal que este intervalo de meses garanta o rendimento do segundo semestre, até mesmo do ano.

E não existe mais o problema para uma suposta concorrência de datas. Muitas pessoas preferem comprar presentes especiais (como eletrônicos) de Natal na Black Friday, deixando o Natal para presentes mais gerais e consumir pouco no Ano Novo.

Como está sendo a Temporada de Compras em 2022?

Agora que você já entendeu a ideia da Temporada de Compras, é preciso lembrar que, neste ano, ela está ocorrendo em meio a um outro evento muito especial para o brasileiro: a Copa! Ou seja, além das mudanças esperadas para o ano, todo o padrão de consumo pode ter sido afetado pela vontade de acompanhar o torneio.

Por exemplo, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - CNC projetou um aumento de 8% na venda de televisores para este último semestre do ano. Aumento motivado de forma bem clara pela vontade de assistir jogos com melhor qualidade, em telas maiores ou com possibilidades diversas.

Ou seja, uma primeira tendência para a Temporada de Compras 2022 foi, então, o aumento da venda de eletroeletrônicos. Além das TVs, também houve aumento na venda de Home Theaters, entre outros aparelhos domésticos que possibilitem assistir aos jogos do torneio no Catar.

Veja outras tendências da Temporada de Compras de 2022:

Buscas por produtos bons e baratos

Devido à inflação, o consumidor buscou durante o ano todo produtos mais baratos e marcas alternativas para tentar manter o padrão, em todas as esferas de consumo (como alimentação, eletrônicos e vestuário). Para este final de ano, espera-se que o consumidor continue da mesma forma e busque sempre descontos expressivos.

O consumo pode ser menor

Segundo pesquisa da Gartner, um terço dos consumidores irá gastar menos nesse período, comparado com o último ano. Além disso, 75% espera ver menos descontos. Como a pesquisa é voltada para público estrangeiro, é preciso ver como isso se demonstrará no Brasil.

Por exemplo, o país não sofre com tantos efeitos da guerra e tem a Copa dando um fôlego para a economia. O próximo ano também promete ter melhores condições devido às apostas internacionais no país, então é possível que tenhamos um aumento no consumo brasileiro.

É a primeira temporada de compras sem pandemia em anos

Apesar da ameaça de uma nova onda, o comércio físico ganhou presença após anos de afastamento. Então é mais do que esperado que os números de compras em lojas tenha crescido e possa se equiparar ou superar o comércio virtual, especialmente para TVs, camisas e alimentos, como bebidas alcoólicas. Tudo motivado de forma considerável pela Copa!

Saiba mais dicas para o e-commerce no blog da CRP Mango

A CRP Mango é uma agência de marketing digital especializada em desenvolvimento de tecnologia, Inbound Marketing, SEO e e-commerce. Veja mais artigos que podem ajudar o seu comércio clicando aqui.

Autoria do Artigo

Fred Mattos

Sobre

Fred Mattos

Jornalista e Copywriter da CRP Mango. Sempre pensando em SEO, música, escrita e esportes e como tudo isso se comunica com o marketing e a tecnologia.

Ler mais

Artigos

relacionados

Leitura de QR Code para PIX
E-commerce
A importância do PIX no e-commerce
Ler mais
Conheça a RD Station
E-commerce
Conheça os produtos RD Station
Ler mais
Parceria
E-commerce
Parceria VTEX e CRP Mango: quais as vantagens?
Ler mais
Homem sorridente segurando um tablet ao lado de uma moça sorridente

Conheça a CRP Mango

Somos uma agência especializada em serviços digitais que oferece soluções personalizadas para cada cliente.

Com mais de duas décadas de experiência e mais de 500 projetos executados, oferecemos soluções efetivas para o desenvolvimento de websites, eCommerce, gestão de redes sociais, SEO e muito mais.

Saiba mais
Logo da CRP Mango na cor branca
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Fique por dentro de nossas novidades
Receba as últimas novidades e tendências em tecnologia e marketing digital assinando nossa newsletter — sempre respeitando sua privacidade e seus dados! Saiba mais aqui.
Especialistas em E-commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Crossborder
Sustentação E-commerce
Projetos de Integração (iPaas)
Projetos Digitais
Criação de sites institucionais
Suporte On-Going
Criação de Aplicativos iOS e Android
Marketing Digital
Estratégia de Inbound Marketing
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Cases
Sobre Nós
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Blog
CRPod
Ícone de indicação geográfica
Localização
R. Antônio Ferraz Costa, 261 - Vila Santa Cruz - Itatiba - SP, 13251-460
ShopifyRD Station PartnerTOTVSJitterbitWebflowMeta Business PartnerGoogle PartnersAbradi
Copyright © 2002-2025 CRP Mango. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade
Política de Cookies
Fale com o DPO