Logo CRP Mango.Logo da CRP Mango na cor branca
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Logo CRP Mango.
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
BlogSeta para a esquerda
Precisamos falar sobre Bagagem Cultural
Inbound Marketing
18/8/2023

Precisamos falar sobre Bagagem Cultural

ESCRITO POR
Fred Mattos
Fred Mattos
Sumário do artigo
Compartilhe
LinkedinCompartilhar no WhatsApp.FacebookX (Twitter)Copiar Link

Desenvolver conteúdo é uma tarefa que pode ir de uma dificuldade pequena até a um completo bloqueio criativo. Realmente, existem dias que nada flui e ficamos estagnados na realização de um projeto (que pode ser até algo bem simples). Uma forma de evitar sofrer com esses bloqueios de forma frequente é aumentar e exercitar a bagagem cultural.

Opa, mas o que é bagagem cultural?

Apesar do nome parecer algo super rebuscado, bagagem cultural é um termo que se refere a todo o conhecimento que aprendemos e retemos ao longo da nossa vida. E isso envolve diversos campos, seja para o trabalho, para a escola/universidade ou mesmo para o lazer.

Para saber como aumentá-la ou o que fazer para não cair em um bloqueio criativo novamente, vamos falar mais sobre nos próximos parágrafos.

O que é bagagem cultural?

Como mencionamos acima, bagagem cultural é o nosso conhecimento sobre tudo o que sabemos, informações que podem ser coisas simples, como também podem ser fatos extremamente complexos.

Por exemplo, dentro da sua bagagem cultural, podem existir informações sobre o seu time de futebol, jogadores atuais e títulos conquistados, assim como também sobre a Taxa Selic, mecânica quântica e dados biológicos sobre espécies da fauna brasileira. E isso é ótimo para o desenvolvimento mental de cada pessoa.

É claro que, para se tornar parte da bagagem cultural de uma pessoa, a informação precisa ser retrabalhada constantemente. Isto é, ser estudada e memorizada. Provavelmente, você não vai lembrar de uma informação que viu apenas uma vez num filme, né? Mas vai lembrar, com certeza, de um fato que viu diversas vezes na TV.

Por que aumentar a bagagem cultural?

No início deste artigo, falamos sobre o bloqueio criativo e a dificuldade de criar conteúdo que pode surgir de tempos em tempos. É nessas horas que a bagagem cultural pode te ajudar! Muitas vezes, o tema proposto não tem a ver com nada que você domine, porém, o conhecimento obtido anteriormente pode trazer insights sobre a abordagem, sobre as formas de trabalhar e também sobre onde pesquisar.

Ele pode te ajudar a formatar de uma forma compreensível e que se conecte ao público daquela empresa, podendo até melhorar resultados. Mas, para isso, é preciso também ter domínio sobre o tema, que vai vir a se tornar parte da sua bagagem cultural com o tempo.

Resumindo, o aumento do repertório sociocultural (como alguns chamam a bagagem cultural) auxilia no entendimento de outras questões, mas pode trazer criatividade na hora de trabalhar diversos pontos diferentes e evitar o bloqueio criativo ou a frustração no trabalho.

Como aumentar a bagagem cultural?

Essa é uma pergunta fácil e difícil ao mesmo tempo! Praticamente qualquer coisa pode aumentar a sua bagagem cultural, seja um filme, uma série, um livro, uma página da Wikipédia ou a conversa com algum amigo ou familiar. Para isso, basta que novas informações verídicas sejam dispostas para você.

Entretanto, para que se tornem parte do seu repertório, será preciso retrabalhá-las ao longo do tempo.

Vamos imaginar um caminho para isso: em uma conversa, você adquire uma certa informação sobre a história da Segunda Guerra Mundial; você se interessa e compra um livro para ler mais sobre essa informação; por fim, você assiste a um filme sobre o mesmo tema. No fim das contas, você viu e teve acesso a uma informação principal, diversas outras secundárias, formas diferentes de narrativa e abordagem, recheando o seu repertório.

Mas é claro que não precisa ser algo tão complexo! É possível obter informações e ler em artigos da internet, mas sempre com cuidado para evitar as fake news. Páginas como a Wikipédia possuem fontes que podem ser consultadas e evitar as notícias falsas que costumam aparecer.

A partir dessa obtenção de informação, procure trabalhar aos poucos no que for sendo desenvolvido, agregando no conteúdo e trazendo links para tornar o conteúdo mais rico.

‍

Gostou deste conteúdo? Encontre mais informações sobre marketing, tecnologia e e-commerce desenvolvidos pelos especialistas da CRP Mango no nosso blog.

Autoria do Artigo

Fred Mattos

Sobre

Fred Mattos

Jornalista e Copywriter da CRP Mango. Sempre pensando em SEO, música, escrita e esportes e como tudo isso se comunica com o marketing e a tecnologia.

Ler mais

Artigos

relacionados

E-mail marketing
Inbound Marketing
E-mail Marketing para clientes inativos: como funciona?
Ler mais
Serviços de marketing digital indispensáveis
Inbound Marketing
Quais os serviços de marketing digital são indispensáveis para empresas?
Ler mais
Fim dos cookies
Inbound Marketing
Como o fim dos cookies afetará a sua estratégia?
Ler mais
Homem sorridente segurando um tablet ao lado de uma moça sorridente

Conheça a CRP Mango

Somos uma agência especializada em serviços digitais que oferece soluções personalizadas para cada cliente.

Com mais de duas décadas de experiência e mais de 500 projetos executados, oferecemos soluções efetivas para o desenvolvimento de websites, eCommerce, gestão de redes sociais, SEO e muito mais.

Saiba mais
Logo da CRP Mango na cor branca
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Fique por dentro de nossas novidades
Receba as últimas novidades e tendências em tecnologia e marketing digital assinando nossa newsletter — sempre respeitando sua privacidade e seus dados! Saiba mais aqui.
Especialistas em E-commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Crossborder
Sustentação E-commerce
Projetos de Integração (iPaas)
Projetos Digitais
Criação de sites institucionais
Suporte On-Going
Criação de Aplicativos iOS e Android
Marketing Digital
Estratégia de Inbound Marketing
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Cases
Sobre Nós
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Blog
CRPod
Ícone de indicação geográfica
Localização
R. Antônio Ferraz Costa, 261 - Vila Santa Cruz - Itatiba - SP, 13251-460
ShopifyRD Station PartnerTOTVSJitterbitWebflowMeta Business PartnerGoogle PartnersAbradi
Copyright © 2002-2025 CRP Mango. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade
Política de Cookies
Fale com o DPO