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A importância do SEO para o marketing digital
Inbound Marketing
22/9/2021

A importância do SEO para o marketing digital

ESCRITO POR
CRP
CRP Mango
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Você sabe o que é SEO e a sua importância para o marketing digital de conteúdo? A sigla para Search Engine Optimization significa Otimização para Mecanismos de Buscas, em português.

Sabendo que 90% das buscas na internet são realizadas no Google, estar bem posicionado nos mecanismos de buscas orgânicas garante mais cliques e o mais importante: acessos qualificados de pessoas que realmente estão interessadas em comprar o seu produto ou serviço.

Como funcionam os motores de busca

Um exercício prático para você entender melhor o que significa SEO e como ele funciona é quando você coloca uma palavra ou produto para pesquisar no Google e ele te devolve com uma série de sugestões de sites sobre o determinado termo pesquisado.

Você pode notar que as primeiras páginas que o Google entrega, de acordo com a sua pesquisa, são aquelas que oferecem exatamente o que você buscou. Isso acontece porque o google conta com motores de buscas que funcionam basicamente em três etapas:

  • Crawler - Também conhecido como GoogleBot, spider ou bot - Todos os termos se referem a um programa de computador criado pelos sites de buscas, como google, bing, yahoo, entre outros.

Esse programa é usado para vasculhar na internet páginas e assim entregar um índice de opções para o internauta.

  • Indexação - Depois que as páginas são encontradas elas são indexadas, isso significa que elas são posicionadas como num índice.

Esse índice de posicionamento considera diversos critérios de boas práticas de SEO e seus respectivos pesos para ranquear o nível de relevância para busca. Entre esses estão: tempo de carregamento da página, palavras-chave, confiança e segurança do site, links externos de qualidade, responsividade para SEO, entre outras centenas de otimizações exigidas pelos buscadores.

  • Rankeamento – A indexação e o rankeamento estão relacionados, isso porque o rakeamento significa a posição de cada página encontrada. Quanto mais fatores de indexação otimizados melhor será o posicionamento da página no ranking de prioridade que o motor de busca vai posicionar e devolver como resultado da pesquisa, que compõem o algoritmo de busca.

Dica de especialista: A importância do SEO

Um dos objetivos do marketing digital é vender. Mas, antes de vender, devemos seguir diversas estratégias para convencer o público para gerar visitas e venda por meio das páginas virtuais.

“Pensar em SEO hoje em dia é fundamental para qualquer empresa que quer gerar tráfego para o site e, consequentemente, aumentar o número de vendas de seus produtos”, afirma Leonardo Moric, content marketing e especialista em SEO da CRP Mango.

De acordo com o especialista, ter um site com rápido carregamento, além de um conteúdo bem escrito, com as palavras chaves utilizadas na medida correta são fatores primordiais que compõem o algoritmo de busca.

O Google processa bilhões de pesquisas diariamente e, entre todas essas, estima-se que menos de 5% das pessoas vai até a segunda página do buscador para encontrar o que procura. Portanto, estar bem posicionado nos mecanismos de busca significa ser encontrado com mais facilidade, o que pode fazer uma diferença grandiosa para o sucesso de um negócio em meio a um mercado cada vez mais competitivo”, acrescenta Leonardo.

Uma dica para garantir um bom posicionamento é entender e traçar as estratégias de acordo com a sua persona e produzir conteúdo conectado ao seu público alvo.

“Quando se fala em SEO, muito se pensa em métricas, boas práticas de otimização de site, HTML, entre outros fatores. Claro que esses são pontos essenciais para um SEO de sucesso, mas os principais artifícios para reter as pessoas em seu site ainda são produzir um bom conteúdo direcionado para a sua persona e proporcionar uma boa experiência do usuário”

Portanto, se você quer otimizar suas páginas virtuais é muito importante entender a sua persona, avaliar o que a concorrência está fazendo e produzir conteúdo que vá despertar o interesse do seu público. A partir daí, as técnicas de SEO servirão como um complemento para abrilhantar a qualidade do seu trabalho.Se você precisa de ajuda para atrair a atenção do seu público por meio de conteúdos e páginas otimizadas, entre em contato com a CRP Mango e conheça todos os serviços de marketing digital.

Autoria do Artigo

CRP

Sobre a CRP Mango

A CRP Mango é uma agência digital especializada em e-commerce e projetos digitais, reconhecida por sua expertise em Shopify e soluções de marketing digital. Como Shopify Plus Partners, a CRP Mango tem ajudado empresas a expandir suas operações e melhorar a experiência do cliente por meio de plataformas robustas e personalizadas.

Além disso, a agência oferece um amplo portfólio de serviços, que inclui integração de sistemas (iPaaS) com Jitterbit, desenvolvimento de websites e estratégias de inbound marketing.

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