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Como Unir SEO e Tráfego Pago em Estratégias de Inbound Marketing
Inbound Marketing
8/4/2025

Como Unir SEO e Tráfego Pago em Estratégias de Inbound Marketing

ESCRITO POR
Fred Mattos
Fred Mattos
Sumário do artigo
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No cenário competitivo do e-commerce brasileiro, aumentar o tráfego qualificado é um desafio constante. Enquanto o SEO para E-commerce garante visibilidade orgânica a longo prazo, o Tráfego Pago também pode acelerar com o retorno de resultados imediatos. Contudo, fica a questão: como integrar estar duas estratégias em uma estratégia de marketing digital, valorizando o inbound marketing?

O primeiro ponto é que é preciso saber como cada uma funciona e como elas podem se influenciar entre si, ajudando a trazer mais leads qualificados e também dados, afinal, estratégias de sucesso contam com muita informação para definir cada passo.

Aproveitando este tema em alta com a última mudança do Google, vamos falar mais sobre como alinhar planejamento de SEO, campanhas de mídia paga e técnicas de atração para impulsionar vendas e fortalecer sua marca.

Por que integrar SEO e Tráfego Pago no E-commerce?  

Se apenas o SEO ou a mídia paga sozinho já podem trazer resultados, pense em como ter duas estratégia combinadas pode gerar um ciclo virtuoso, com cada uma trazendo resultados que melhoram a outra. Por exemplo, o SEO atrai usuários em estágio de pesquisa, construindo autoridade e aumentando a awareness. Da mesma forma, os visitantes já costumam ter mais informações sobre um segmento ou produto de partida (pois estão buscando por isso).

Por outro lado, o Tráfego Pago segmenta públicos específicos, como quem busca promoções ou produtos novos, atingindo pessoas que estão no topo do funil e de maneira muito rápida. É possível afirmar assim que, juntas, elas cobrem todas as etapas do funil de vendas, desde a descoberta até a conversão.

Uma empresa com operação de e-commerce pode trabalhar o SEO em suas páginas de produto ou começar um blog para ir capturando pessoas que buscam o “melhor tênis para corrida”, atraindo que está em busca de novos pares. Contudo, quem busca o tênis da marca Adidas pode ser capturado desde o início com um anúncio no topo da página de busca.

Como usar o SEO em uma Estratégia de Inbound Marketing?  

Quando falamos sobre e-commerce, o SEO para E-commerce costuma ser a base para atrair clientes de forma sustentável e sólida. Isto é, clientes que cheguem sempre sem a necessidade de aportes constantes para uma campanha específica ou para cada novo lançamento. Para ter uma boa estratégia de SEO, siga estas etapas:

Pesquisa de Palavras-Chave  

Use ferramentas como Google Keyword Planner ou Ahrefs para identificar termos como "melhores ofertas de [produto]" ou "como escolher [categoria]".

Otimização Técnica

Melhore a a experiência do usuário no Mobile e tenha cuidado para manter uma velocidade de carregamento aceitável.

Crie conteúdo e otimize páginas de produto

O conteúdo relevante é importantíssimo para o SEO e pode vir por meio de artigos para blog ou da melhora das informações nas páginas de produto. Também é possível trabalhar Landing Pages para capturar leads. Neste último caso, as LPs também pode ajudar na mídia paga.

Como Combinar a Mídia Paga e o SEO no Marketing Digital  

Como já falamos algumas vezes por aqui, a mídia paga não compete com o SEO – ela potencializa seus resultados e é, em troca, potencializada por ele. Ambos são métodos complementares para atingir o cliente no melhor estágio para a sua conversão. Veja como:

  1. Use Dados do Google Ads para Refinar o SEO

Analise consultas de busca em campanhas para descobrir novas keywords orgânicas. Use essas novas palavras para testar o  copywriting em anúncios e replique os melhores termos em meta descrições.

  1. Direcione Tráfego Pago para Conteúdo Otimizado

Promova por meio das plataformas de mídia paga (pode ser o Google Ads, a Meta ou Linkedin Ads) o conteúdo que esteja adequado para o SEO, gerando tráfego para páginas que sejam de interesse o ranqueamento. Por exemplo, páginas de categoria com alta taxa de conversão, dessa forma, é possível juntar o tráfego e gerar um maior interesse, que pode se refletir em crescida das pesquisas para aquelas páginas.

  1. Retargeting com Base no Comportamento Orgânico  

Crie audiências customizadas para usuários que visualizaram a sua loja ou tenham algum comportamento em vista, como aqueles que abandonaram o carrinho.

Ferramentas Essenciais para Integrar SEO e Mídia Paga

Assim como a gestão de um portal depende de certas ferramentas ou a gestão de um e-commerce depende de plataformas como a Shopify, a melhor gestão do SEO e da mídia paga ganha em eficiência com a utilização de alguns recursos (especialmente quando são utilizados em conjunto):

  • Google Analytics 4: Monitore fontes de tráfego e atribuição de conversões.
  • SEMrush: Identifique gaps entre keywords pagas e orgânicas.
  • Hotjar: Analise o comportamento do usuário em páginas impulsionadas por ambas as estratégias.

A melhor estratégia de marketing é garantir que o seu cliente saiba mais sobre a sua marca

Potencializar o seu E-commerce com uma estratégia unificada para unir SEO para E-commerce e Tráfego Pago é mais do que um recurso qualquer, na realidade, é essencial para quem quer dominar os resultados de busca e gerar vendas consistentes. Comece revisando seu planejamento de SEO, teste campanhas pagas em keywords estratégicas e utilize dados para ajustar ambas as frentes.

Pronto para escalar seus resultados? 👉 Agende uma conversa com nossa equipe e receba um diagnóstico personalizado do seu e-commerce!

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Autoria do Artigo

Fred Mattos

Sobre

Fred Mattos

Jornalista e Copywriter da CRP Mango. Sempre pensando em SEO, música, escrita e esportes e como tudo isso se comunica com o marketing e a tecnologia.

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