Logo CRP Mango.Logo da CRP Mango na cor branca
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Logo CRP Mango.
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
BlogSeta para a esquerda
Migração de Domínio: entenda mais sobre ela
E-commerce
13/12/2022

Migração de Domínio: entenda mais sobre ela

ESCRITO POR
Fred Mattos
Fred Mattos
Sumário do artigo
Compartilhe
LinkedinCompartilhar no WhatsApp.FacebookX (Twitter)Copiar Link

A migração de domínio é uma situação que acontece com diversas empresas ao longo de sua vida e presença digital. E ela pode ser motivada por diversas causas diferentes, externas ou internas. Mas, mesmo sendo habitual, a migração é uma situação que demanda bastante cuidado para não existirem problemas e sites offline por muito tempo.

Migrar o domínio, como o nome já diz, é transferir o endereço atual de um site ou um portal para um outro endereço e, muitas vezes, para um servidor completamente novo. E isso acaba trazendo diversas necessidades diferentes para manter as páginas com conteúdo, manter o histórico de arquivos e evitar que os clientes não te encontrem mais de um dia para o outro.

Neste artigo, a nossa equipe explica mais sobre a migração de domínio, cuidados que precisam ser tomados, motivações para a troca e tudo que você precisa se atentar neste momento. Saiba mais abaixo.

Entenda o que é a migração de domínio

Como falamos acima, a migração nada mais é do que a mudança de um endereço para outro de um website. Mas, assim como na vida real as mudanças precisam de transporte e cuidados para não quebrar nada, no meio virtual existem pontos a serem observados para tudo ocorrer da melhor maneira.

Caso você esteja em dúvida, domínio é o endereço que está no navegador quando você digita. Ele é composto pelo nome do domínio (que pode ser o nome da marca), pelo Top-Level Domain - TLD (o final em .com e .net, por exemplo) e o Country Code TLD - ccTLD que marca o país daquela página. Esse domínio é encontrado por meio do Domain Name System - DNS que localiza o IP da página e leva até você o conteúdo no navegador.

É preciso ressaltar que a migração, infelizmente, também afeta o ranqueamento das páginas, reduz o score de autoridade de um site e pode atrapalhar a navegação do usuário em um primeiro momento. Por isso, é tão importante o planejamento antecipado de todos os movimentos, com a realização de backups e de testes nas plataformas.

O que você precisa saber sobre a migração de domínio?

Apesar de não ser necessariamente incomum, a migração de domínio é um processo trabalhoso e que necessita de muitos passos para ter sucesso, sendo que ela também pode prejudicar a experiência do usuário e o ranqueamento das páginas no Google. Ou seja, ela deve ser realizada somente quando existe a necessidade absoluta e que não pode ser adiada ou contornada.

Alguns desses casos são:

  • Rebranding da marca;
  • Problemas com questões autorais e de direitos sobre a empresa;
  • Necessidades técnicas;
  • Expansão para outros países.

Em demais situações, não é necessário, muito menos recomendado fazer a migração de domínio. Ele deve permanecer o mesmo, melhorando-se o site e trabalhando para acabar com os problemas (incluindo penalizações do Google).

Se você se encaixa nos casos possíveis de migração de domínio, fique atento para os seguintes pontos:

Planejamento

Antes de começar a transferência, é preciso planejar e documentar tudo que será feito no processo, inclusive com planilhas de links, planilhas de redirecionamento e apontamento de riscos que podem aparecer. O site antigo deve ter seu conteúdo guardado e ser consultado ao longo de todo o processo de migração.

Faça os testes necessários

Antes de qualquer implementação, faça todos os testes necessários e arquive resultados, se necessário. É importante estar preparado para qualquer tipo de problema e adiar a subida do novo site se muitos bugs estiverem ocorrendo, o que criaria um downtime muito grande e prejudicaria o tráfego para dentro da página.

Faça os redirecionamentos 301

Os redirecionamentos 301 enviam o usuário diretamente para o novo link correspondente àquela página que eles estão visitando. Isto é, se eles procurarem ou acessarem algum link do site antigo, eles serão enviados para o site novo, evitando ficar sem conteúdo que estão buscando. Esses redirecionamentos também ajudam ao Google a entender que este novo domínio está ligado ao antigo, carregando a autoridade para o novo.

Além disso, é importante testar os redirecionamentos antes da fazer a migração para verificar possíveis erros. Com os devidos conhecimentos técnicos, é possível fazer isso em um ambiente de desenvolvimento.

Faça a migração

Para fazer a migração, escolha um dia e horário menos movimentados e tenha uma equipe disponível para intercorrências que possam surgir nas primeiras horas da mudança. Faça novos testes, agora com o site ativo, e verifique se ele está sendo indexado, se as instalações estão corretas (como o Analytics e o Search Console da Google) e também envie o sitemap para o Google. Se tudo estiver funcionando corretamente, a migração deu certo e o objetivo é promover o novo domínio!

Conheça mais sobre a CRP Mango

A CRP Mango é uma agência de tecnologia, marketing digital e e-commerce especializada no desenvolvimento de sites, aplicativos e lojas virtuais para o melhor rendimento da sua marca. A equipe técnica atua no desenvolvimento front-end, back-end e na performance de cada site para trazer mais resultados.

Conheça mais sobre os nossos serviços aqui.

Autoria do Artigo

Fred Mattos

Sobre

Fred Mattos

Jornalista e Copywriter da CRP Mango. Sempre pensando em SEO, música, escrita e esportes e como tudo isso se comunica com o marketing e a tecnologia.

Ler mais

Artigos

relacionados

Dia dos Namorados
E-commerce
Dia dos Namorados: saiba como preparar o seu e-commerce para a data
Ler mais
Leitura de QR Code para PIX
E-commerce
A importância do PIX no e-commerce
Ler mais
Política de frete
E-commerce
Entenda de uma vez por todas a importância da Política de Frete
Ler mais
Homem sorridente segurando um tablet ao lado de uma moça sorridente

Conheça a CRP Mango

Somos uma agência especializada em serviços digitais que oferece soluções personalizadas para cada cliente.

Com mais de duas décadas de experiência e mais de 500 projetos executados, oferecemos soluções efetivas para o desenvolvimento de websites, eCommerce, gestão de redes sociais, SEO e muito mais.

Saiba mais
Logo da CRP Mango na cor branca
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Fique por dentro de nossas novidades
Receba as últimas novidades e tendências em tecnologia e marketing digital assinando nossa newsletter — sempre respeitando sua privacidade e seus dados! Saiba mais aqui.
Especialistas em E-commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Crossborder
Sustentação E-commerce
Projetos de Integração (iPaas)
Projetos Digitais
Criação de sites institucionais
Suporte On-Going
Criação de Aplicativos iOS e Android
Marketing Digital
Estratégia de Inbound Marketing
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Cases
Sobre Nós
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Blog
CRPod
Ícone de indicação geográfica
Localização
R. Antônio Ferraz Costa, 261 - Vila Santa Cruz - Itatiba - SP, 13251-460
ShopifyRD Station PartnerTOTVSJitterbitWebflowMeta Business PartnerGoogle PartnersAbradi
Copyright © 2002-2025 CRP Mango. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade
Política de Cookies
Fale com o DPO