Logo CRP Mango.Logo da CRP Mango na cor branca
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Logo CRP Mango.
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
BlogSeta para a esquerda
E-commerce: como melhorar a usabilidade da loja on-line
E-commerce
26/1/2023

E-commerce: como melhorar a usabilidade da loja on-line

ESCRITO POR
CRP
CRP Mango
Sumário do artigo
Compartilhe
LinkedinCompartilhar no WhatsApp.FacebookX (Twitter)Copiar Link

Você tem um e-commerce?

O e-commerce é um mercado naturalmente concorrido. E nós sabemos que, se destacar em meio a tantas opções de compra é cada dia mais difícil. Diante de tantas possibilidades para os consumidores, diversas empresas enfrentam problemas em manter a fidelidade dos clientes e conquistar novos.

Para encantar seu público e superar a concorrência, investir na usabilidade é a principal estratégia indicada. Quando feita da forma adequada, ela auxilia a atrair visitantes e gerar conversões.

Mas não basta atrair visitantes para sua loja sem oferecer soluções para as dores do cliente de forma prática e objetiva. É preciso haver uma navegação fluida para que os usuários se tornem clientes e convertam em vendas.

A experiência do usuário mostra como os clientes se sentem quando estão no e-commerce. O objetivo é sempre o mesmo: tornar a jornada de compra mais interativa, eficiente e agradável. Aliás, segundo

uma pesquisa do Google e da Boston Consulting Group (BCG) de 2019, as pessoas têm 40% mais chances de gastar além do planejado quando identificam que a experiência de compra é altamente personalizada.

Continue lendo e veja nossas dicas para melhorar a usabilidade do seu e-commerce!

Como melhorar a usabilidade do e-commerce

Tenha uma navegação simples e intuitiva

‍Hoje em dia, praticidade e rapidez é o que todo mundo busca no momento de realizar uma compra. Por isso, é fundamental que a interface da loja seja intuitiva, fluida, rápida e transparente. Assim, o usuário consegue identificar rapidamente a busca, termos de política, menu, contato, entre outros. Por isso, evite excesso de informações e elementos.

Verifique a velocidade de carregamento

‍A velocidade de carregamento é importante em qualquer página na internet, mas no e-commerce é ainda mais essencial, pois pode impactar diretamente na desistência de uma compra. De acordo com a Forrester Consulting, a porcentagem de usuários que podem abandonar um site se a página não carregar após três segundos chega a 40%, podendo aumentar 10% a cada 1,5 segundo a mais de espera.

Com a grande quantidade de lojas virtuais disponíveis na internet, os usuários podem migrar rapidamente para outro site caso a performance do seu e-commerce não esteja satisfatória. Por isso, atenção: prefira usar imagens leves e evite inserir muitos recursos em uma única página (especialmente a página inicial).

Passe segurança para o cliente

‍Transmitir segurança é um item fundamental no e-commerce. Veja algumas dicas:

  • Disponibilizar as informações de contato da empresa;
  • Criar uma página de FAQ (Frequently Asked Questions ou perguntas mais frequentes);
  • Definir e disponibilizar uma política clara de trocas e devoluções;
  • Contar com um checkout transparente, que não redireciona o usuário para outra página na hora de fazer o pagamento;
  • Apresentar selos e certificados de segurança, como o SSL.

Tenha um checkout simplificado

O checkout é o momento mais importante da jornada de compra. Afinal, é nessa etapa que o usuário finaliza o pedido. É importante que a página do checkout seja focada na compra e não tenha distrações ou elementos adicionais que possam prejudicar a navegação. Solicite apenas as informações essenciais e utilize textos claros e intuitivos, para que o cliente possa finalizar sua compra com facilidade.

Você acha que seu e-commerce tem uma boa usabilidade?

Saiba mais como uma agência de marketing pode ajudá-lo nesse quesito clicando aqui.

Autoria do Artigo

CRP

Sobre a CRP Mango

A CRP Mango é uma agência digital especializada em e-commerce e projetos digitais, reconhecida por sua expertise em Shopify e soluções de marketing digital. Como Shopify Plus Partners, a CRP Mango tem ajudado empresas a expandir suas operações e melhorar a experiência do cliente por meio de plataformas robustas e personalizadas.

Além disso, a agência oferece um amplo portfólio de serviços, que inclui integração de sistemas (iPaaS) com Jitterbit, desenvolvimento de websites e estratégias de inbound marketing.

Artigos

relacionados

Compra online
E-commerce
Você sabe como garantir segurança e eficiência na finalização das compras online?
Ler mais
Black Friday
E-commerce
Black Friday: as buscas pela data já são 24% maiores do que em 2022
Ler mais
Social Commerce é tendência de vendas online
E-commerce
Social Commerce – o que é e como funciona
Ler mais
Homem sorridente segurando um tablet ao lado de uma moça sorridente

Conheça a CRP Mango

Somos uma agência especializada em serviços digitais que oferece soluções personalizadas para cada cliente.

Com mais de duas décadas de experiência e mais de 500 projetos executados, oferecemos soluções efetivas para o desenvolvimento de websites, eCommerce, gestão de redes sociais, SEO e muito mais.

Saiba mais
Logo da CRP Mango na cor branca
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Fique por dentro de nossas novidades
Receba as últimas novidades e tendências em tecnologia e marketing digital assinando nossa newsletter — sempre respeitando sua privacidade e seus dados! Saiba mais aqui.
Especialistas em E-commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Crossborder
Sustentação E-commerce
Projetos de Integração (iPaas)
Projetos Digitais
Criação de sites institucionais
Suporte On-Going
Criação de Aplicativos iOS e Android
Marketing Digital
Estratégia de Inbound Marketing
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Cases
Sobre Nós
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Blog
CRPod
Ícone de indicação geográfica
Localização
R. Antônio Ferraz Costa, 261 - Vila Santa Cruz - Itatiba - SP, 13251-460
ShopifyRD Station PartnerTOTVSJitterbitWebflowMeta Business PartnerGoogle PartnersAbradi
Copyright © 2002-2025 CRP Mango. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade
Política de Cookies
Fale com o DPO