Logo CRP Mango.Logo da CRP Mango na cor branca
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Logo CRP Mango.
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
BlogSeta para a esquerda
Como será a comunicação em 2023?
Inbound Marketing
3/2/2023

Como será a comunicação em 2023?

ESCRITO POR
CRP
CRP Mango
Sumário do artigo
Compartilhe
LinkedinCompartilhar no WhatsApp.FacebookX (Twitter)Copiar Link

Confira um panorama sobre as tendências de comunicação para este ano.

Mais um ano está começando. Por isso, para se preparar para ele, nada melhor do que conferir algumas tendências previstas pelo mercado. Afinal, olhar para frente e se atualizar é essencial para aproveitar as oportunidades e conter as ameaças.

Conhecer as tendências em comunicação para o novo período é uma das maneiras de estruturar para sua organização ações alinhadas com o que há de mais inovador e que provavelmente irá impactar positivamente os clientes.

Se você é um gestor de comunicação ou diretor-executiva de uma empresa, e não sabe o que esperar das tendências em comunicação para 2023, confira na sequência deste artigo as inovações e estratégias que vão movimentar o mercado neste ano. Continue lendo!

Tendências de comunicação para 2023

Consolidação dos novos modelos de comunicação:‍

Você já participou de um evento presencial com transmissão on-line? Esse tipo de modelo já faz parte do nosso cotidiano e tende a crescer ainda mais. Além disso, plateias presenciais e palestrantes online, ou vice-versa, também são uma tendência.

Formato de trabalho híbrido:

‍segundo o Índice de Confiança Robert Half, divulgado em junho de 2022, cerca de 57% das empresas brasileiras têm adotado o esquema alternado entre casa e escritório, ou seja, o modelo híbrido. A pesquisa ainda afirma que 33% das companhias devem retomar o modelo presencial integral e apenas 10% permanecerão somente com o modelo remoto — ou melhor, o home office.

Com a provável consolidação do modelo híbrido, surge também um desafio: como gerenciar e falar com os funcionários que nem sempre estão fisicamente presentes? Existem diversas ferramentas que mantêm seus funcionários atualizados com as últimas notícias. Algumas opções são:

  • Um aplicativo próprio da empresa, que pode ser acessado de qualquer dispositivo e em qualquer lugar;
  • Comunicação por e-mail para notícias importantes e urgentes;
  • Plataformas de chamadas de vídeo para realização de encontros, palestras e treinamentos virtuais.

Vídeos e conteúdos mais curtos:

As redes sociais seguem em alta, com destaque para o TikTok, que em outubro de 2022, chegou à marca de 1 bilhão de usuários ativos diariamente, conforme relatório do Science and Technology Innovation Board Daily.

De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, o TikTok é a principal rede social utilizada por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos no Brasil, à frente de Instagram e Facebook. A rede chinesa faz sucesso entre os mais novos por conta dos vídeos rápidos e virais.

Portanto, entre as tendências em comunicação para 2023 estão os vídeos e os conteúdos objetivos. Entender essa busca dos clientes por uma comunicação mais simplificada certamente irá impactar de forma positiva as organizações.

Inteligência artificial:

Já faz alguns anos que a inteligência artificial faz parte das tendências de diferentes áreas, e isso também ocorre com a comunicação. Em 2023, a previsão é que essa tecnologia cresça ainda mais na produção de conteúdos de diferentes segmentos e também nos canais de atendimento. Espera-se que os chatbots ganhem mais espaço e a IA entra para garantir que os serviços sejam realizados com rapidez e eficácia, superando as expectativas do público.

‍

Esse artigo foi útil para você?

Então, clique aqui e confira outros conteúdos interessantes em nosso blog.

Autoria do Artigo

CRP

Sobre a CRP Mango

A CRP Mango é uma agência digital especializada em e-commerce e projetos digitais, reconhecida por sua expertise em Shopify e soluções de marketing digital. Como Shopify Plus Partners, a CRP Mango tem ajudado empresas a expandir suas operações e melhorar a experiência do cliente por meio de plataformas robustas e personalizadas.

Além disso, a agência oferece um amplo portfólio de serviços, que inclui integração de sistemas (iPaaS) com Jitterbit, desenvolvimento de websites e estratégias de inbound marketing.

Artigos

relacionados

O que o marketing digital pode aprender com o futebol?
Inbound Marketing
O que o marketing digital pode aprender com o futebol?
Ler mais
Tendências do E-commerce para 2025
E-commerce
Inbound Marketing
Tendências de E-commerce para 2025: O Futuro do Comércio Eletrônico
Ler mais
Inbound Marketing
Facebook anuncia Meta como novo nome para a empresa
Ler mais
Homem sorridente segurando um tablet ao lado de uma moça sorridente

Conheça a CRP Mango

Somos uma agência especializada em serviços digitais que oferece soluções personalizadas para cada cliente.

Com mais de duas décadas de experiência e mais de 500 projetos executados, oferecemos soluções efetivas para o desenvolvimento de websites, eCommerce, gestão de redes sociais, SEO e muito mais.

Saiba mais
Logo da CRP Mango na cor branca
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Fique por dentro de nossas novidades
Receba as últimas novidades e tendências em tecnologia e marketing digital assinando nossa newsletter — sempre respeitando sua privacidade e seus dados! Saiba mais aqui.
Especialistas em E-commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Crossborder
Sustentação E-commerce
Projetos de Integração (iPaas)
Projetos Digitais
Criação de sites institucionais
Suporte On-Going
Criação de Aplicativos iOS e Android
Marketing Digital
Estratégia de Inbound Marketing
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Cases
Sobre Nós
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Blog
Ícone de indicação geográfica
Localização
R. Antônio Ferraz Costa, 261 - Vila Santa Cruz - Itatiba - SP, 13251-460
ShopifyRD Station PartnerTOTVSJitterbitWebflowMeta Business PartnerGoogle PartnersAbradi
Copyright © 2002-2025 CRP Mango. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade
Política de Cookies
Fale com o DPO