Estratégias para melhorar a taxa de Carrinho Abandonado e aumentar conversões

O carrinho abandonado é um dos maiores desafios para donos de e-commerce no Brasil. Segundo estudos, como o da Opinion Box de 2022, cerca de 78% dos clientes desistem de finalizar compras online de forma habitual, impactando diretamente nos resultados da sua marca.
Esse abandono pode estar atrelado a diversos motivos, passando pela falta de opções de pagamento e informações confusas à falta de confiança do usuário no site ou falta de tempo para inserir as muitas informações pedidas para realizar o pedido.
Se você quer entender exatamente o que é carrinho abandonado e como reverter esse cenário com estratégias comprovadas, veja quais ações imediatas para transformar visitantes em clientes fiéis podem ser aplicadas. Vamos entender melhor?
O carrinho abandonado ocorre quando um cliente adiciona produtos ao carrinho de compras, mas não conclui o pagamento. Esse problema é um dos principais indicadores de desempenho para avaliar a eficiência do checkout de um e-commerce, quando não do próprio e-commerce de maneira geral, afinal, ele reflete falhas na jornada do consumidor.
Entre as causas mais comuns estão:
Contudo, podem existir diversos outros motivos, como esgotamento de algum produto dos que iam ser adquiridos, lentidão na página da loja ou até mesmo a demora para chegar no pagamento. Por isso, a otimização é tão importante quando falamos sobre o checkout.
Reduzir a taxa de abandono significa aumentar diretamente sua conversão. Se você consegue reverter apenas uma parte dos carrinhos abandonados, acontece um aumento significativo do rendimento da sua loja. Imagine uma loja que fatura R$20 mil por mês e tem 80% de carrinhos abandonados. Em uma conta rápida, podemos estimar que recuperar 20% dos carrinhos poderia adicionar até R$20 mil ao faturamento mensal.
Além disso, monitorar esse KPI ajuda a identificar gargalos na experiência do usuário, como problemas técnicos ou falta de informações claras.
Surpresas com frete ou taxas são uma das principais causas dos abandonos. Por isso, inclua uma calculadora de frete na página do produto e deixe todas as taxas visíveis desde o início.
Crie sequências de e-mails com:
Chatbots e WhatsApp Business resolvem dúvidas rápidas sobre pagamento ou entrega, reduzindo a insegurança do cliente. Isso evita que ele deixe o pagamento para depois, especialmente em horários diversos, como na madrugada ou no final de semana (nestes casos, o chatbot é a melhor opção).
Reduzir o carrinho abandonado é uma medida que permite aumentar as conversões, mas também vai além disso. É uma forma de entender a jornada do cliente e otimizá-la para capturar mais conversões ainda antes do possível abandono. Ao aplicar algumas destas estratégias, você não só aumentará suas conversões, como fortalecerá a confiança da sua marca.
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