Logo CRP Mango.Logo da CRP Mango na cor branca
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Logo CRP Mango.
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
BlogSeta para a esquerda
Saiba como fidelizar o seu cliente
Inbound Marketing
9/12/2022

Saiba como fidelizar o seu cliente

ESCRITO POR
Fred Mattos
Fred Mattos
Sumário do artigo
Compartilhe
LinkedinCompartilhar no WhatsApp.FacebookX (Twitter)Copiar Link

Trazer o cliente para dentro da empresa, estimular a recorrência do consumo e estar sempre em contato são formas de cativar e saber como fidelizar o cliente, garantindo um aumento nos rendimentos da empresa. Contudo, a maior parte das empresas não sabe como adotar estratégias efetivas para a fidelização do seu cliente e acaba perdendo uma grande oportunidade.

Para saber como é importante a fidelização de clientes, é preciso entender o que torna um consumidor fiel, o que mais pesa e como, muitas vezes, marcas favoritas podem ser escolhidas apesar de serem mais caras.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas e explicações sobre a fidelização de clientes para você entender melhor sobre como essa estratégia pode ajudar a sua empresa.

Entenda mais sobre a fidelidade dos clientes

Desde o início do marketing como uma área de estudos e estratégia mercadológica, a fidelização de clientes se mostra importante. Não é à toa que uma das frases mais famosas do teórico Philip Kotler vai nesta direção. Segundo o americano, conseguir clientes novos custa de 5 a 7 vezes mais do que manter clientes atuais. Ou seja, um cliente atual e fiel custa menos a um negócio que novos consumidores, a princípio.

Neste sentido, a fidelização de clientes é a estratégia de tornar leais aqueles consumidores para que eles voltem à marca para consumir mais e possam, neste processo, divulgar e defender o negócio. Clientes fiéis também podem consumir produtos mais caros aos poucos, aumentando o ticket médio do seu negócio.

Mas é claro que a lealdade não é automática. Segundo estudo, 88% dos consumidores levam até 3 compras para se tornarem fiéis. E a qualidade é um fator fundamental para torná-los leais, entretanto, o péssimo atendimento é um fator relevante para afastá-los de algumas empresas. A partir de dados de outra pesquisa, o preço também é fator fundamental para a lealdade de consumidores.

Podemos entender, então, que a fidelidade depende de áreas diversas de uma empresa incluindo os produtos, o atendimento, o preço e as formas de pagamento, cada uma representando um fator que pese mais para determinado cliente.

Como fidelizar clientes?

Um trabalho de fidelização de clientes pode ser demorado e trabalhoso, mas ele representa um grande sucesso nos seus rendimentos. Se utilizarmos o princípio de Pareto, 20% dos clientes (os clientes fiéis) pode gerar 80% do resultado financeiro da sua marca. Felizmente, seguindo algumas orientações, o resultado pode ser bem efetivo. Veja abaixo algumas dicas:

Só prometa o que pode cumprir

A propaganda enganosa, mesmo quando sem intenção, pode ser extremamente lesiva para a relação marca x consumidor. O cliente precisa saber exatamente o que você pode ou não pode fazer por ele, aspectos do produto, das condições de pagamento e da garantia. Se você oferecer um cupom, mas não especificar claramente as condições, o seu cliente pode até mesmo fazer propaganda negativa em redes sociais contra você.

A comunicação é a chave

Um dos principais pontos para o cliente desistir de consumir o seu produto é ter um péssimo atendimento. E isso não significa ser desrespeitado necessariamente. Um péssimo atendimento pode incluir demora nas respostas, falta de informações concisas ou comunicações que não seguem o tom de voz da marca para aquele canal. Busque atender rapidamente, entendendo as necessidades do cliente e respondendo aos seus anseios sempre.

Traga mais valor para o seu consumidor

Que tal oferecer cupons, ofertas especiais ou um programa de fidelidade para um consumidor recorrente da sua marca? Algo que mostre o quanto ele é especial para você e sua presença é importante no seu negócio. Caso possível, você também pode ofertar produtos exclusivos para quem está nessa categoria, fazer comunicações personalizadas, convidar para eventos etc. Obviamente, tudo de acordo com o que a sua empresa pode fazer.

O atendimento precisa ser humanizado

Ninguém gosta de falar com uma máquina por muito tempo! Aposto que você também não. Elas servem para ajudar em alguns sentidos, mas em determinados momentos, uma equipe treinada e especializada pode ajudar muito mais o cliente e fazer ele se sentir acolhido.

De outra forma, toda a comunicação (mesmo a automatizada) pode incorporar aspectos mais humanizados para trazer bons resultados, incluindo os e-mails, notificações push e SMS.

Encontre mais dicas para a sua marca no blog da CRP Mango

A CRP Mango é uma agência de marketing digital especializada em desenvolvimento de tecnologia, Inbound Marketing, SEO e e-commerce. Com a ajuda dos nossos especialistas, trazemos artigos diversos que podem explicar mais sobre o mundo dos negócios e estratégias para a sua empresa.

Veja mais artigos que podem ajudar o seu comércio clicando aqui.

Autoria do Artigo

Fred Mattos

Sobre

Fred Mattos

Jornalista e Copywriter da CRP Mango. Sempre pensando em SEO, música, escrita e esportes e como tudo isso se comunica com o marketing e a tecnologia.

Ler mais

Artigos

relacionados

Inbound Marketing
Inbound Marketing
Principais erros na hora de aplicar o Inbound Marketing
Ler mais
Agência de SEO para B2B
Inbound Marketing
SEO para B2B: Estratégias para Alavancar Seu Negócio no Digital
Ler mais
Pesquisa Google 2021 mostra comportamento do consumidor digital
Inbound Marketing
7 tendências de comportamento do consumidor digital, segundo termos mais buscados no google
Ler mais
Homem sorridente segurando um tablet ao lado de uma moça sorridente

Conheça a CRP Mango

Somos uma agência especializada em serviços digitais que oferece soluções personalizadas para cada cliente.

Com mais de duas décadas de experiência e mais de 500 projetos executados, oferecemos soluções efetivas para o desenvolvimento de websites, eCommerce, gestão de redes sociais, SEO e muito mais.

Saiba mais
Logo da CRP Mango na cor branca
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Fique por dentro de nossas novidades
Receba as últimas novidades e tendências em tecnologia e marketing digital assinando nossa newsletter — sempre respeitando sua privacidade e seus dados! Saiba mais aqui.
Especialistas em E-commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Crossborder
Sustentação E-commerce
Projetos de Integração (iPaas)
Projetos Digitais
Criação de sites institucionais
Suporte On-Going
Criação de Aplicativos iOS e Android
Marketing Digital
Estratégia de Inbound Marketing
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Cases
Sobre Nós
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Blog
CRPod
Ícone de indicação geográfica
Localização
R. Antônio Ferraz Costa, 261 - Vila Santa Cruz - Itatiba - SP, 13251-460
ShopifyRD Station PartnerTOTVSJitterbitWebflowMeta Business PartnerGoogle PartnersAbradi
Copyright © 2002-2025 CRP Mango. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade
Política de Cookies
Fale com o DPO