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Aprenda a identificar os pontos de contato com seus clientes
Negócios
Inbound Marketing
6/4/2023

Aprenda a identificar os pontos de contato com seus clientes

ESCRITO POR
CRP
CRP Mango
Sumário do artigo
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Identificar os pontos de contato é o primeiro passo para assegurar a satisfação do cliente em toda a jornada de compra. Atualmente, o mercado está mais competitivo do que nunca, portanto, manter o bom relacionamento com os clientes e, muitas vezes, torná-los ainda mais próximos, é fundamental.

Os pontos de contato fazem parte de toda a trajetória do cliente com sua marca, do começo ao fim. Os clientes podem, por exemplo, encontrar sua empresa em um anúncio, conferir classificações e avaliações, acessar seu site, comprar na sua loja ou entrar em contato com seu atendimento ao cliente. Parecem muitos, mas esses são apenas alguns dos pontos de contato existentes.

Mapear e entender os pontos de contato do usuário com a empresa é uma maneira de melhorar o relacionamento com os clientes e enriquecer sua experiência, assim, sua marca será lembrada como a opção nº 1 em meio à concorrência.

Se você deseja melhorar a satisfação dos seus clientes, não perca este artigo, preparado pela equipe de especialistas da CRP Mango.

Continue lendo e aprenda a identificar os pontos de contato com seus clientes!

O que são os pontos de contato com o cliente?

Pontos de contato com o cliente são todos os momentos nos quais o cliente interage com a sua marca. Ou seja, os também chamados de "touchpoints" são tudo aquilo que entra em contato com o cliente final e que determina a impressão do público sobre a empresa. Pode ser o cartão de visita, logotipo, embalagem do produto, preço, site e até a maneira de atender ao telefone, mas também podem ser anúncios em rede social, recomendações de terceiros, avaliações on-line e também conteúdos gerados por usuários (UGC).

No contexto mercadológico, o conceito de pontos de contato é geralmente utilizado para se referir aos diferentes tipos de interação que os clientes têm junto a uma marca durante toda a sua jornada de compra e que podem acontecer de diferentes maneiras, influenciando positiva ou negativamente a avaliação sobre a marca.

Qual é a importância dos pontos de contato?

Os pontos de contato são muito mais importantes do que se pode imaginar em um primeiro momento. Afinal, eles estão relacionados com o processo de construção de uma marca, já que definem a forma como ela será percebida pelos usuários e o mercado.

Além disso, os pontos de contato têm um papel essencial nas estratégias de Marketing Digital, como o Inbound Marketing. Essa metodologia foca no conceito dos touchpoints, visto que sua essência é aproximar os usuários por meio de processos de interação.

No Inbound Marketing e no Marketing de Conteúdo, por exemplo, a oferta de e-books, artigos, assinatura de newsletters, etc. cria pontos de contato de forma contínua, fortalecendo assim a conexão entre os usuários e a sua marca.

Como identificar os pontos de contato com seus clientes

Agora que você já sabe o que são os pontos de contato e sua importância, vamos entender como identificar esses pontos de contato em sua empresa. Confira nossas dicas:

Primeiro, faça uma lista com os principais momentos e locais de possível interação do cliente com a sua marca.

Abaixo, confira a lista de pontos de contato que preparamos para ajudar você. Porém, lembre-se que eles podem variar bastante de negócio para negócio, e cada um dos pontos de contato tem outras camadas. Por exemplo, uma loja física inclui pontos de contato como: placas para ajudar as pessoas a encontrarem a loja, estacionamento e diversas interações diferentes dentro do estabelecimento.

Antes da compra Durante a compra Após a compra 
Redes sociais Loja ou escritório Cobrança 
Classificações e avaliações Site E-mails transacionais 
Depoimentos Catálogo E-mails de marketing 
Publicidade boca a boca Promoções Equipes de suporte e serviço 
Envolvimento da comunidade Funcionários ou equipe de vendas Central de ajuda on-line 
Publicidade Sistema telefônico Acompanhamentos 
Marketing/RP Ponto de vendas Cartões de agradecimento 

‍

Coloque-se no lugar do cliente caso tenha medo de ter esquecido algum ponto de contato.

Para onde você vai quando precisa solucionar um problema, tomar uma decisão de compra ou entrar em contato com a empresa no pós-compra?

Ao percorrer toda a trajetória do cliente, as peças do quebra-cabeça começam a se encaixar e se torna mais fácil visualizar todos os pontos de contato.

Gostou desse artigo?

Então, clique aqui e confira outros. Em nosso blog, tem muitas dicas interessantes sobre projetos, tecnologia, e-commerce, negócios, empreendedorismo e mais.

Se você pensa em contar com especialistas para melhorar o relacionamento com seus clientes, clique aqui e saiba mais sobre o nosso trabalho.

Autoria do Artigo

CRP

Sobre a CRP Mango

A CRP Mango é uma agência digital especializada em e-commerce e projetos digitais, reconhecida por sua expertise em Shopify e soluções de marketing digital. Como Shopify Plus Partners, a CRP Mango tem ajudado empresas a expandir suas operações e melhorar a experiência do cliente por meio de plataformas robustas e personalizadas.

Além disso, a agência oferece um amplo portfólio de serviços, que inclui integração de sistemas (iPaaS) com Jitterbit, desenvolvimento de websites e estratégias de inbound marketing.

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