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E-mail Marketing para clientes inativos: como funciona?
Inbound Marketing
21/3/2023

E-mail Marketing para clientes inativos: como funciona?

ESCRITO POR
CRP
CRP Mango
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Toda empresa possui clientes inativos. Entenda como o e-mail marketing pode ajudar nesses casos.

O Custo de Aquisição por Cliente costuma ter um valor bem mais alto do que o custo para reter ou reconquistar um cliente. Mas, provavelmente, você já sabe disso. E agora, como reconquistar um cliente inativo?

Independentemente do tipo de negócio que você tenha, é bastante comum que leads, oportunidades de vendas e até mesmo clientes parem de se relacionar com a sua marca. Talvez o lead pare de abrir seus e-mails, ou o cliente pare de comprar em sua loja. Porém, esses contatos são extremamente valiosos, tanto para a equipe de vendas quanto para o marketing.

Se o cliente já conhece a sua marca e o seu produto – e, além de tudo – ainda está em sua base de contatos, é chegada a hora de se aproximar e reforçar a presença da sua marca.

As campanhas de e-mail marketing são ótimas alternativas para fazer isso, pois são um tipo de comunicação mais próxima e direta com o usuário. Ou seja, com o e-mail marketing, é possível manter uma proximidade com o cliente e desenvolver o relacionamento com ele.

Neste artigo, você irá entender como usar o e-mail marketing para reconquistar os clientes inativos. Continue lendo e saiba mais!

Como usar o e-mail marketing para reconquistar os clientes inativos

Descubra o motivo de o cliente se tornar inativo:

Antes de mais nada, é importante buscar entender por que o cliente parou de abrir seus e-mails ou de comprar seus produtos.

No caso de serviços que apresentam uma cobrança recorrente, como as assinaturas e contratos das agências de comunicação, descobrir o motivo do desligamento do cliente é fácil. Quando o cliente solicita o cancelamento, envie um breve formulário no qual ele pode explicar o motivo. A partir disso, além de tentar resgatar os clientes inativos, observe o motivo que leva os usuários a entrar nessa lista.

Depois, identifique quem são esses clientes:

Agora, é o momento de segmentar os clientes. Se você já sabe por que o cliente se tornou inativo, é hora de trabalhar com essa vantagem ao seu favor. Identifique quais são as principais razões presentes na sua lista e divida-a, de acordo com cada cliente.

Por exemplo, se uma pessoa deixa de abrir seus e-mails porque a frequência é excessiva, e outra pessoa explica que o motivo foi por considerar os preços dos produtos ou serviços altos, a estratégia de abordagem precisará ser bem diferente. Caso seja possível, tenha diferentes personas para cada motivo de cancelamento de contrato, oferecendo uma experiência mais coerente para esses leads.

Use um assunto atrativo:

O assunto do e-mail (aquela frase curta que aparece ao lado do nome do remetente, no caso, sua empresa) é a primeira coisa que o usuário irá ver, antes mesmo de abrir seu e-mail. Portanto, é interessante que o assunto seja atrativo e cause curiosidade no usuário.

Então, use técnicas de persuasão para a criação das chamadas, como a inserção de números. Também é importante que o assunto seja claro, objetivo e não prometa algo que o e-mail não esteja falando.

Ah, evite que o assunto ultrapasse os 41 caracteres, contando os espaços. Do contrário, o texto pode ficar cortado em smartphones.

Além disso, uma boa forma de chamar a atenção do usuário é adicionar o nome dele no assunto, quando possível. Personalizar o e-mail com outros dados pessoais do lead também é uma estratégia.

Crie vantagens exclusivas:

Se o cliente se tornou inativo, pode ser que ele tenha se decepcionado com sua empresa, tenha escolhido a concorrência, entre outros motivos. Para reconquistá-lo, portanto, por que não oferecer vantagens exclusivas, como um código de desconto exclusivo, frete grátis, serviços adicionais, maior agilidade na entrega ou produção?

Após receber o e-mail, o cliente pode entrar em contato com a empresa para entender melhor sobre a vantagem. E lembre-se de oferecer vantagens alinhadas com o motivo de desligamento do cliente, certo?

A CRP Mango é uma agência especialista em Inbound Marketing

Como você viu, o disparo de e-mail marketing é uma estratégia indicada para manter uma comunicação com os clientes inativos e reconquistá-los. E, se você deseja mergulhar no mundo do Inbound Marketing, escolher uma agência especialista no assunto é a melhor opção.

Nós da CRP Mango estamos há mais de 20 anos no mercado e somos parceiros das principais plataformas de marketing, como a RD Station Marketing, a ferramenta de automação nº 1 do Brasil.  

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Se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de conferir outros artigos interessantes em nosso blog.

Autoria do Artigo

CRP

Sobre a CRP Mango

A CRP Mango é uma agência digital especializada em e-commerce e projetos digitais, reconhecida por sua expertise em Shopify e soluções de marketing digital. Como Shopify Plus Partners, a CRP Mango tem ajudado empresas a expandir suas operações e melhorar a experiência do cliente por meio de plataformas robustas e personalizadas.

Além disso, a agência oferece um amplo portfólio de serviços, que inclui integração de sistemas (iPaaS) com Jitterbit, desenvolvimento de websites e estratégias de inbound marketing.

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