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Digitalks Executive Martech: confira como foi o evento
Eventos
20/4/2022

Digitalks Executive Martech: confira como foi o evento

ESCRITO POR
CRP
CRP Mango
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O primeiro encontro da série Digitalks Executive, evento que reúne executivos, líderes e profissionais envolvidos em tecnologia, liderança, inovação e marketing, abordou as martechs, tecnologias utilizadas para otimizar o trabalho do marketing digital, principalmente. Nesta sequência de encontros, acontecerão eventos mensais sobre indústria, fintechs e outros assuntos que permeiam o novo momento da atuação digital no Brasil e no mundo. Neste primeiro evento, diversos representantes de empresas como a Oracle, Quinto Andar, Wine e a Endeavor mostraram um pouco sobre o panorama atual do cenário de tecnologia e inovação, pontuando a importância dos dados e da chegada de novos paradigmas como o metaverso.

Afinal, o que é Martech?

Muitas pessoas podem não estar familiarizadas com o termo, porém martech é a junção das palavras marketing e technology, em inglês. Ou seja, trazendo para a realidade brasileira, martechs são tecnologias que podem ser utilizadas pelo marketing para tornar o seu trabalho mais objetivo, preciso e simples. Praticamente toda agência de marketing digital, hoje em dia, utiliza de alguma martech, ainda que sem estar ciente do termo.

Com essas ferramentas, o trabalhador pode concentrar seu esforço em atividades criativas e abordar os dados para ter mais precisão na hora de encontrar o público de um cliente, automatizar as comunicações, mensurar resultados e remodelar as estratégias.

Digitalks Executive: Martech.

O Digitalks Executive: Martech aconteceu de forma híbrida (online e presencial), no último dia 12/04, e contou com executivos líderes em seus segmentos. Foram 11 palestras mais uma Pitch Session que englobaram assuntos de tecnologia, marketing, inovação e dados.

Veja alguns dos principais pontos dos painéis:

A personalização e o Martech

Fabiana Garcia, Sales Director do Marketing da Oracle, foi a primeira palestrante do evento, abordando a importância da personalização e da troca de dados com o público. Segundo ela, existe um mercado de 1 trilhão de reais a ser ocupado com a personalização e que ignorar a necessidade atual do cliente com um serviço personalizado é razão de frustração e afastamento. Porém, para isso, é preciso seguir a metodologia dos 4Ds: Data; Decisioning; Design; Distribution.

A construção de uma base própria de dados é o futuro

No segundo painel do dia, Marcelo Sousa, presidente da Marketdata, reafirmou a importância dos dados no aumento da eficiência das estratégias de marketing e que é preciso automatizar a gestão com ferramentas avançadas. Porém, Marcelo também trouxe um desafio e uma reflexão: a necessidade da construção de uma base de dados para cada empresa, já que as leis de proteção da informação e as mudanças em plataformas podem restringir o potencial uso.

Martech na prática

Apesar do nome muitas vezes não ser conhecido, Martech é um mercado frutífero e estabelecido, crescendo de forma exponencial com o passar dos anos. Esse panorama foi trazido por Bruno Oliveira, CMO da ADSPLAY, que apresentou dados que mostram o crescimento de mais de 5.000% em 10 anos das martechs.

Segundo Bruno, Martech já está em sua segunda era, onde existe um ecossistema de produtos trabalhando em conjunto para atingir os objetivos.

Atualmente, existe um paradigma para ser implantado em empresas que trabalham ou desejam trabalhar com Martech: ferramentas de Descoberta (dados); ferramentas de Decisão; ferramentas de automação (para mídia, machine learning, etc.); ferramentas de ação (onde o consumidor vai ser impactado).

O uso de dados no Brasil

O painel sobre o uso de dados e growth no Brasil mostrou o “Maturidade Digital: uso de dados e growth no Brasil”, apresentado pela Leap, empresa de inovação gerada pela parceria entre KPMG e a Distrito.

O estudo mostrou um dado surpreendente: apenas 5% dos sites no Brasil possuem a ferramenta Google Analytics, essencial para a análise e a estruturação de processos de marketing. Mais do que isso, o estudo também mostrou que 74% das pessoas que trabalham com marketing não tem o costume de trabalhar com os dados, seja por divergências entre informações ou problemas relatados.

A conclusão mostrou que os dados são tratados com muita importância, mas são ignorados ou sequer captados. A informação é o futuro do marketing e precisa ser melhor utilizado, segundo os participantes.

O futuro do Martech

No painel "O Futuro do Marketing com a Tecnologia", mediado por Carlos Paulo Jr, CEO da UM digital, foi debatido como o marketing, atualmente, deve ser baseado em dados para orientar decisões e direcionar campanhas. E a tecnologia é o maior aliado neste sentido. Executivos como Camilo Barros, da Vidmob para a América Latina, e Lucas Origuela, da Loft, trouxeram experiência sobre como o marketing precisa se basear em dados e como a segmentação em uma era mais personalizada traz desafios. Além disso, a experiência dos executivos apresentou uma necessidade em um meio tecnológico: o fator humano para as relações entre empresas e pessoas. É preciso saber interpretar e direcionar para evitar, por exemplo, que um anúncio apareça demais para uma pessoa.

Novas tecnologias no SXSW

Além dos painéis sobre tecnologias que já existem e sobre dados, também houve espaço para comentar sobre o SXSW, evento cultural e de tecnologia que acontece em Austin, no Texas. Participantes do primeiro evento pós-pandemia, Marília Fávero, da Mimo Live Sales, e Edney Souza, da Digital House Brasil, abordaram a chegada do Metaverso e a discussão sobre sua adoção.

Os participantes apontaram que é uma ótima ferramenta, apesar de não ser um conceito novo. Porém, ele ainda necessita de estudos, ampliação e tecnologias que muitas pessoas ainda não dispõem.

O ROI em martechs

Neste primeiro evento, também aconteceu o painel com o nosso COO Diego Puerta, mediador do debate "O ROI da questão: investimentos em martechs", que contou também com Guilherme Stefanini, CEO da Gauge, e Gian Martinez, CEO da Winnin.

No debate, foram trazidos dados importantes como a cifra de 21 milhões de dólares investidos em tecnologia no início de 2021, devido ao cenário pandêmico. Mais do que uma crise e uma necessidade, foi também uma oportunidade para digitalizar e automatizar processos, tornando mais objetiva a gestão no marketing.

Outro ponto que chamou a atenção no debate foi a afirmação da importância do capital humano de cada empresa. Ou seja, o valor que aquelas pessoas tem e como isso deve ser mensurado, com as soluções de martech sendo também um instrumento para tornar a rotina destes trabalhadores melhor e mais preciso.

Para saber mais sobre como soluções martech pode auxiliar a sua empresa, clique aqui.

Não perca o próximo Digitalks Executive

Em maio, o Digitalks Executive abordará o tema Industry, com palestras, debates e apresentações feitas por líderes em suas indústrias, trilhas de conteúdo e área de negócios. O evento será presencial e online, no modelo híbrido. As inscrições estão disponíveis em: https://digitalks.com.br/agenda/digitalks-executive-industry/

Autoria do Artigo

CRP

Sobre a CRP Mango

A CRP Mango é uma agência digital especializada em e-commerce e projetos digitais, reconhecida por sua expertise em Shopify e soluções de marketing digital. Como Shopify Plus Partners, a CRP Mango tem ajudado empresas a expandir suas operações e melhorar a experiência do cliente por meio de plataformas robustas e personalizadas.

Além disso, a agência oferece um amplo portfólio de serviços, que inclui integração de sistemas (iPaaS) com Jitterbit, desenvolvimento de websites e estratégias de inbound marketing.

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