Dia das Mães no E-commerce em 2025: Veja o que esperar desta data

O Dia das Mães é uma data que movimenta bilhões no Brasil, mas em 2025, os desafios econômicos exigirão mais do que promoções relâmpago e descontos. Isto é, as mães mudaram, os consumidores também. Sua loja mudou? É preciso entender o que o seu cliente busca nesta data e se adequar.
Neste sentido, 82% dos brasileiros pretendem comemorar o Dia das Mães, com 71% planejando presentear (um salto de 13% frente a 2024), o que mostra que o e-commerce tem uma oportunidade única de se destacar. No entanto, criar campanhas que vendem e, ao mesmo tempo, conectam-se com as reais necessidades desse público é um grande desafio, afinal, torna-se necessário cativar quem compra os presentes e quem vai recebê-los.
E não podemos esquecer das transformações sociais que surgem a cada ano, trazendo novidades e oportunidades.
Por isso, neste artigo, baseado em dados atualizados de 2025, vamos trazer estratégias para transformar estes desafios em oportunidades de vendas que levem o seu negócio mais longe.
Em 2025, o Dia das Mães cairá no dia 11 de maio, ou seja, o segundo domingo do mês de maio, e a expectativa é de um faturamento elevado. Em 2024, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas estimou em R$40,21 bilhões o faturamento no varejo, e para 2025, dados apontam para o crescimento no número de transações e no percentual de pessoas que buscam presentear suas figuras maternas.
Porém, há nuances críticas que todo e-commerce deveria saber:
Fonte: Pesquisa proprietária Globo - jan/25 - PiniOn - Dia das Mães 2025
Além disso, as mães brasileiras não são apenas mães, elas trabalham, sofrem a dupla ou tripla jornada e ainda são arrimo de família. Partindo deste ponto, elas enfrentam 3 grandes desafios:
Logo, uma estratégia que converta no e-commerce para o Dia das Mães em 2025 precisa levar em conta todos os anseios e dores das mães, mas abordar e colocar em prática também o que pode facilitar-lhes a vida. Por exemplo, produtos que sirvam para a otimização do trabalho, serviços que melhorem sua qualidade de vida e experiências que ajudem na saúde mental podem ganhar muito nesta data.
Quer um exemplo disso? Eletrodomésticos novos e com excelente custo-benefício, marmitas congeladas ou o day use de um hotel ou spa podem ser grandes produtos a serem comercializados, sendo voltados para classes diferentes, mas com grande benefício para as mães.
Para ter melhores resultados em 2025, não basta apenas conhecer dados gerais sobre as mães. É necessário colocar em prática estratégias baseadas neles e apostar em conhecer mais sobre a buyer persona e também sobre as suas mães.
Por um lado, saber mais sobre as expectativas do mercado e como a população enxerga, de maneira geral, o Dia das Mães é importante para traçar pontos gerais; contudo, é preciso pontuar que os dados sobre o seu cliente são tão importantes quanto. Isto é, as melhores estratégias são aquelas que tocam e cativam o seu público e a sua persona para converter.
Por isso, ressaltamos sempre que todas as estratégias devem ser baseadas em dados para ter melhores resultados e alcançar cada vez mais vendas.
Não trate todas as mães como um grupo homogêneo. Crie categorias específicas em sua loja, como:
A maioria dos consumidores priorizam preço na hora de comprar, por isso, é importante utilizar técnicas como filtrar preços, oferecer diversas formas de pagamento e com parcelamento e também benefícios, como o cashback. Neste último caso, também é possível criar estratégias para quem compra antecipadamente, oferecendo ainda mais benefícios.
Falando sobre o preço, lembre-se: 49% das pessoas pretendem gastar entre R$51 e R$200 para presentear na data, segundo o estudo da Globo para o Dia das Mães. Logo, oferecer produtos e kits dentro desta faixa de valores (no banner, por exemplo) pode aumentar as conversões.
Mães querem se sentir compreendidas, não apenas vistas como clientes. E é importante mencionar que, cada vez mais, as mães estão sendo colocadas como decisoras para o seu próprio presente. Logo, é possível apostar em um conteúdo para elas e também para quem vai presenteá-las. Para isso, na hora de criar conteúdos, aposte em humanização e experiências que gerem empatia.
Uma ideia excelente é trazer depoimentos reais e que possam gerar este tipo de conexão, ainda que por meio de imagens.
Este ponto serve para todas as datas comemorativas e também para períodos livres, afinal, as compras por mobile estão aumentando a cada ano. Mesmo que existam banners ou vídeos na home para cativar as mães, a experiência mobile precisa ser fluida, rápida e dinâmica. Lembre-se que muitas mães (caso sejam elas que escolham o seu presente) têm pouco tempo disponível para navegar.
Aposte também em facilitar o contato e as dúvidas com o uso de chatbots e assistentes virtuais.
Uma compra online não pode mais ser “difícil” ou pouco intuitiva. Isso porque os consumidores desejam dinâmica em cada passo da sua visita a uma loja virtual. Seja por meio de um carrinho de compra simplificado, com a compra disponível em apenas um clique ou com alterações rápidas nos produtos, seja na simplificação das informações sobre as entregas desde o primeiro momento, nenhum consumidor deseja perder tempo em sua navegação.
Garanta uma visualização simples e destacada sobre a logística da empresa, assim como sobre os produtos, disponibilize um checkout otimizado e transparente e ofereça produtos complementares já na área de checkout, favorecendo o cross-selling dinâmico. Tudo isso faz diferença!
A jornada de um cliente não termina na venda e nem no presente. Isto é, todo e-commerce precisa estar pronto para fidelizar o seu cliente e garantir que existam novas compras ou compartilhamento sobre a loja.
Podemos mencionar o cuidado com a embalagem, uso de brindes e itens personalizados da loja, porém, também existem outros pontos, como o uso de e-mails ou mensagens via SMS/WhatsApp (sempre com o consentimento do cliente) oferecendo condições de compra, promoções ou mesmo a lembrança para o próximo dia das mães.
Neste sentido, uma loja que venda doces pode criar um mailing de pessoas que presenteiam suas mães com tortas e, cerca de 30 a 45 dias antes do próximo Dia das Mães, pode enviar um lembrete e sugerir opções, da mais em conta até a mais premium.
Nem todo mundo que chegar à sua loja ou botar produtos no carrinho vai fechar a compra naquele momento. Existem diversos motivos para isso, entre eles, o esquecimento ou distração. Por isso, o uso de remarketing por meio de e-mails de carrinho abandonado, notificação push (quando falamos de aplicativos) ou mesmo com mídia paga são formas de trazer de volta o consumidor e garantir que ele converta para a sua loja.
Segundo dados do estudo realizado pela Globo, um ponto que não pode ser ignorado é a busca por produtos que aumentem o tempo livre das mães e cuidem melhor delas. Isto é, as mães querem ter mais horas para si mesmas, logo, produtos que permitam que elas tenham uma rotina mais simples e que tenham elementos de cuidado pessoal são de grande valia.
Alguns exemplos que os e-commerces podem oferecer são:
Seu e-commerce pode vender isso e conquistar a preferência de quem está do outro lado da tela.
Em 2025, o sucesso no Dia das Mães dependerá de uma estratégia para datas comemorativas que equilibre empatia e ação comercial. Isto é, será preciso utilizar os dados gerais do mercado e também os dados de cada marca para personalizar ofertas, simplificar a jornada de compra e humanizar sua marca.
Vamos reforçar mais alguns dados a mais que podem ajudar a definir estratégias para o Dia das Mães:
Lembre-se: mães não buscam apenas um presente de Dia das Mães – elas querem sentir que você entende seus desafios e celebra suas vitórias. Mais do que isso, é fundamental cativar as pessoas que decidem e compram os presentes, nem sempre acompanhadas por suas figuras maternas.
Se a sua marca precisa de apoio para construir a melhor estratégia para o Dia das Mães, agende uma conversa com a CRP Mango para definir ações para essa e para as próximas datas comemorativas.
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