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Aprenda a fazer a segmentação de leads e gere mais resultados
Inbound Marketing
15/12/2022

Aprenda a fazer a segmentação de leads e gere mais resultados

ESCRITO POR
CRP
CRP Mango
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Uma boa segmentação de leads é o segredo para alcançar seus resultados de Inbound Marketing.

Você já sabe o que é o lead, qual sua relação com o Inbound Marketing e a importância de ofertar o produto certo para o público certo. Mas você sabe como garantir que sua campanha seja vista por quem realmente é um cliente em potencial? Através da segmentação de leads.

Essa estratégia do Inbound Marketing consiste em agrupar leads que possuem características semelhantes dentro da sua base, através de critérios previamente determinados.

É comum muitas empresas investirem em gerar um alto volume de leads pensando que, assim, terão mais chances de aumentar suas vendas. Porém, uma vez que o lead converte, é preciso educá-lo e nutri-lo para que ele chegue ao fundo do funil de vendas e se torne, então, um cliente.

Neste artigo você irá entender por que a segmentação de leads é tão importante, como ela pode ajudar sua empresa a criar ações de marketing mais direcionadas e como segmentar seus leads. Continue lendo e saiba mais!

Por que segmentar os leads?

Quando falamos de campanhas de Inbound Marketing, conhecer bem sua persona é imprescindível. Ou seja, é preciso saber exatamente qual o tipo de pessoa que você precisa alcançar para oferecer o produto ou serviço certo.

Dessa forma, é possível criar jornadas personalizadas para o seu público, aumentando suas taxas de conversão. É justamente este o papel da segmentação de leads.

O principal objetivo dessa estratégia é definir os perfis do seu público, o estágio em que se encontram no funil de vendas e, com isso, se comunicar de forma adequada com eles. Além de divulgar o produto ou serviço certo para as pessoas certas, você fará isso no momento certo, que é o mais importante.

Quando não há uma segmentação, e você envia, por exemplo, uma campanha de e-mail marketing para toda a base, sem distinção de público, sempre haverá leads que não estão interessados na oferta nem estão no momento de compra apropriado para receber certas mensagens.

Resumidamente, a segmentação de leads é importante para entregar a mensagem certa para a pessoa certa.

Como segmentar seus leads?

Agora que você entendeu a importância da segmentação de leads, vamos entender como segmentá-los na prática.

Quando uma empresa conta com grandes volumes de leads, a melhor forma de segmentá-los é através da automação de marketing. Afinal, ela automatiza esse processo, tornando-o mais simples e rápido. A automação faz com que os leads entrem em fluxos de nutrição e recebam os conteúdos ideais para o momento em que estão.

Para fazer a segmentação, aqui na CRP Mango usamos o RD Station Marketing, a ferramenta de automação de marketing nº 1 do Brasil que é nossa parceira para levar as melhores soluções de Inbound Marketing para nossos clientes.

No RD Station, podemos usar alguns critérios de segmentação para agrupar os leads, como:

Conversão:

Aqui, você consegue selecionar em qual dos formulários, landing pages ou campanhas seu lead converteu e, portanto, enviar campanhas específicas. É possível, por exemplo, o envio de newsletter para quem se inscreveu num pop-up específico no seu site.

Dados do lead:

Com este recurso, é possível selecionar respostas específicas de campos dos seus formulários. Por exemplo, vamos supor que você possui uma empresa de dermocosméticos que conta com linhas de produtos para diversos tipos de pele. Você quer divulgar que há um novo produto destinado para pele oleosa, porém, em sua base também há pessoas com a pele seca, sensível e mista.

Nesse caso, você pode adicionar um campo em ao menos um dos seus formulários para que a pessoa identifique seu tipo de pele. Assim, você consegue utilizar o critério de segmentação para filtrar apenas as pessoas de pele oleosa e pode enviar sua campanha sem preocupações.

E-mail marketing e fluxo de automação:

Com o RD Station Marketing também é possível segmentar leads por e-mail marketing ou fluxo de automação. Ou seja, é possível criar listas que mapeiam leads que abriram - ou não - e-mails, ou se clicaram nos links neles contidos; ou então se participaram de determinados fluxos de automação e os estágios que atingiram, etc.

Escolha a CRP Mango como parceira do seu negócio

Somos uma agência de marketing que atua no mercado há mais de 20 anos. Nosso time é especialista em Inbound Marketing e sabe exatamente como ajudar sua empresa a criar estratégias assertivas para conquistar e nutrir leads até que se tornem seus clientes.

Se você busca resultados completos, acabou de encontrar. Através da nossa parceria com o RD Station Marketing você terá a expertise que precisa com as melhores soluções do mercado.

Entre em contato com nossa equipe e tire suas dúvidas. Estamos à disposição. Clique aqui!

Autoria do Artigo

CRP

Sobre a CRP Mango

A CRP Mango é uma agência digital especializada em e-commerce e projetos digitais, reconhecida por sua expertise em Shopify e soluções de marketing digital. Como Shopify Plus Partners, a CRP Mango tem ajudado empresas a expandir suas operações e melhorar a experiência do cliente por meio de plataformas robustas e personalizadas.

Além disso, a agência oferece um amplo portfólio de serviços, que inclui integração de sistemas (iPaaS) com Jitterbit, desenvolvimento de websites e estratégias de inbound marketing.

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