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Conheça 7 ações de marketing digital
Inbound Marketing
2/6/2023

Conheça 7 ações de marketing digital

ESCRITO POR
Fred Mattos
Fred Mattos
Sumário do artigo
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É muito comum falarmos sobre os diferentes tipos de marketing, o que é isso, o que é aquilo, como funciona essa parte do Inbound etc. Mas e o que traz mais resultados? Quais são as ações de marketing para atrair clientes que têm mais sucesso em seus objetivos?

Existem várias! Por exemplo, já falamos sobre os e-mails marketing! Eles são uma ótima forma de reativar clientes e atingir pessoas que não são tão ativas nas redes sociais. Mas - é claro - não existem só os e-mails quando falamos de táticas bem-sucedidas de marketing.

Por isso, vamos apontar 7 ações de marketing que trazem resultados e que podem ser aplicadas rapidamente no seu negócio.

Vamos conhecê-las?

7 ações de marketing para atrair clientes

Estratégias de marketing digital precisam sempre levar em conta o que funciona para uma empresa. Isto é, quais ações de marketing digital podem realmente funcionar. Mas como saber isso antes de colocar a mão na massa?

É preciso pensar qual é a persona do seu negócio, ou seja, o consumidor ideal. Assim, saberemos que, se o seu consumidor ideal não usa muito o Instagram, não vale a pena investir nessa rede, por exemplo. Para ter uma persona, analise os comportamentos dos seus consumidores, veja métricas (as redes sociais podem trazer esses dados, mas também existem plataformas externas) e anote pontos comuns sobre os clientes que você já conhece.

Sabendo a persona, as ações de marketing adequadas vão ser facilmente escolhidas.

Abaixo, listamos 7 ações de marketing digital que podem trazer mais resultados para o seu negócio:

1. Email marketing

Vamos começar pela mesma ação que mencionamos na introdução. Você sabia que 92% das pessoas utilizam e-mail e 61% delas abre o e-mail todos os dias? Ainda temos outro dado-chave: segundo pesquisa da Hubspot, 77% das empresas presentes no estudo tiveram aumentos no engajamento via e-mail durante a pandemia da Covid-19.

        E-mail marketing pode ser o que falta para a sua empresa!  

O e-mail é uma grande oportunidade então, certo? Para isso funcionar, entretanto, é preciso captar esses e-mails, segmentá-los e começar a trabalhar o relacionamento, afinal, uma ação de marketing planejada tem mais resultados que uma ação sem base.

2. Comece a investir em Marketing de Conteúdo

O e-mail é uma ferramenta ou um meio para veicular uma mensagem, mas para que ele funcione bem, é preciso associá-lo a outra estratégia: o envio de conteúdo! Para isso, o marketing de conteúdo é um caminho bem comum e com ótimos resultados.

Ele é o plano de conteúdo colocado em prática, com temas que abrangem aquele negócio e podem ir atraindo o consumidor aos pouquinhos. Por exemplo, é comum a demonstração de um problema, que pode ser resolvido com um serviço da empresa e isso pode ajudar no convencimento daquele cliente que já está se propondo a fazer negócios.‍

3. Nutrição de leads

Com o e-mail marketing e o marketing de conteúdo, a nutrição de leads é uma ação muito importante, apesar de poder acontecer de outras formas, como o WhatsApp. Essa ação de marketing vai fazer o lead caminhar mais um pouco pelo funil e se decidir pela compra ou assinatura do serviço.

Mas atenção: existem leads mais e menos avançados! É preciso segmentá-los para não forçar algo e acabar perdendo aquela chance de negócio.

4. Invista em redes sociais

Redes sociais ainda trazem resultado? Sim! Inclusive, as redes sociais já são uma das principais formas de contato entre empresas e clientes, superando as ligações telefônicas.

Mas, para conseguir utilizar as redes sociais de forma efetiva, é preciso aliar conhecimentos em marketing de conteúdo, planejamento estratégico e também anúncios. Isto é, fazer de qualquer forma a rede social pode não trazer resultado e ainda prejudicar a sua empresa ao consumir recursos sem retorno.‍

5. Otimize conteúdo no site com SEO

SEO, sigla em inglês para Search Engine Optimization, é uma ação válida para melhorar o ranqueamento de sites e páginas nas ferramentas de busca, especialmente o Google. Essa ação garante que o seu site ou blog apareça mais próximo do topo, podendo ser destacado pela plataforma.

Isso aumenta o tráfego, a retenção de visitantes e pode ajudar no crescimento da empresa. Além disso, é um trabalho que tem um potencial de rendimento muito grande, já que ao contrário das redes sociais, as páginas do seu site não somem com o passar do tempo.

6. Aposte em Landing Pages

As Landing Pages são páginas simples de "aterrissagem" do seu visitante, tendo um objetivo específico como promover um produto, um guia ou um evento em troca de alguma informação do visitante. Um exemplo bem comum são as páginas que trazem e-books em troca de dados dos clientes, como e-mail, nome e profissão.

Essa estratégia ajuda a divulgar um produto, mas também permite captar novos leads e segmentá-los a partir das informações coletadas.

7. Invista em marketing de influência

Os influenciadores tomaram conta do marketing! Quase todas as grandes marcas apostam neles para atrair novos consumidores ou fazer reviews dos produtos. E isso pode servir para a sua empresa também. É claro que nem todo mundo pode conseguir uma atriz global, mas influenciadores de nicho ou microinfluenciadores podem trazer visitantes e agregar na sua estratégia.

Pesquise como outras empresas do seu ramo se comportam e se elas utilizam influenciadores. Pode ser até uma novidade para o seu nicho!

Como colocar em prática as ações de marketing digital?

Para conseguir realizar as ações de marketing digital acima, é preciso unir planejamento estratégico, gestão de recursos e profissionais especializados no trabalho. Como nem sempre isso é possível ser realizado dentro de uma empresa, uma alternativa é encontrar uma agência de marketing digital, como nós da CRP Mango.

Nós estamos há mais de 20 anos no mercado e somos parceiros das principais plataformas de marketing, como a RD Station Marketing, além de termos experiência na realização de campanhas e ativações diversas. Para saber mais, entre em contato conosco.

Autoria do Artigo

Fred Mattos

Sobre

Fred Mattos

Jornalista e Copywriter da CRP Mango. Sempre pensando em SEO, música, escrita e esportes e como tudo isso se comunica com o marketing e a tecnologia.

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