Logo CRP Mango.Logo da CRP Mango na cor branca
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Logo CRP Mango.
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
BlogSeta para a esquerda
Atualizações de software: o que você precisa ficar atento
Tecnologia
11/10/2022

Atualizações de software: o que você precisa ficar atento

ESCRITO POR
CRP
CRP Mango
Sumário do artigo
Compartilhe
LinkedinCompartilhar no WhatsApp.FacebookX (Twitter)Copiar Link

Sua empresa já enfrentou problemas na atualização ou migração de softwares?

O que vem em sua cabeça quando pensa em atualização de software? Para grande parte da área de TI, a resposta é tensão. Afinal, não é incomum se deparar com problemas durante a implantação (ou deploy), mesmo que tudo tenha sido testado diversas vezes.

Para evitar bugs que possam causar prejuízos, interrupção de funcionamento ou problemas de segurança, é preciso estar preparado. Upgrades e atualizações são importantes para garantir segurança dos dados e se manter à frente da concorrência, porém esses são os momentos em que mais acontecem erros e, frequentemente, geram estresse.

Neste artigo você irá ver quais os principais pontos em que é necessária máxima atenção para evitar, ou minimizar, complicações durante a atualização ou migração de softwares.

Continue lendo!

Quais os principais pontos que você precisa prestar atenção?

Primeiro, faça um backup:‍

Todos os dias o aplicativo do WhatsApp faz um backup automático da sua conta. Se, por algum motivo, seu celular parar de funcionar, é possível que sua perda de contatos e/ou mensagens seja quase nula, graças ao backup automático.

Nos sistemas, é quase a mesma coisa: é ideal sempre ter um backup do arquivo ou sistema que você está atualizando. Segundo o Luis Costa, que faz parte do time de tecnologia da CRP Mango, a atualização é uma caixinha de surpresas. Não tem como saber ao certo o que um update pode causar na plataforma como um todo. Portanto, antes de tudo, é importante fazer um backup.

Assim, você tem a confiança de que, caso o sistema seja corrompido ou algum hardware falhe, os registros do negócio poderão ser resgatados facilmente. Se algo acontecer, é possível recuperar o backup para que o sistema não fique inoperável ou com problemas, até que os erros causados por uma atualização sejam corrigidos.

Prepare-se:

Você já deve saber disso, mas não custa lembrar: a estratégia mais eficiente para evitar erros é se preparar previamente. Busque antecipar os problemas que podem acontecer e tenha uma carta na manga para lidar com casos mais complexos. Você tem um e-commerce? Então, adote uma abordagem ágil para lidar com contratempos. Além disso, treine sua equipe para agir adequadamente nesses momentos; quando algum erro ocorre, é preciso solucioná-lo ou revertê-lo rapidamente.‍

Tenha um ambiente de homologação:

Também chamado de ambiente de testes, nesse espaço é possível fazer diversos tipos de experimentos. Por exemplo, em uma plataforma CMS, você pode instalar plugins para se certificar de que não irá acontecer algum erro ou conflito. Na maioria dos casos, o ambiente de homologação consiste em uma cópia do site ou plataforma em questão, para que os desenvolvedores possam testar suas implementações sem grandes problemas.

Cuide do timing:

Em períodos de grande movimentação, como Black Friday e Natal, é melhor congelar o deploy dos sistemas. Assim você evita ter que enfrentar algum problema em épocas tensas como essas.

Menos é mais: ‍

Em um sistema de e-commerce, dividir um grande release de software em upgrades menores traz várias vantagens, já que facilita o rollback de operações críticas, reduz a complexidade dos testes pré-deploy e possibilita identificar erros de compatibilidade rapidamente. Isso faz com que o código do software esteja sempre em atualização.

Saiba os principais problemas na hora de construir um site no blog da CRP Mango.

Quais os riscos em não realizar a atualização de software em sua empresa?

Apesar da atualização ou migração de software aumentar as chances de erros e outras complicações, esse processo não pode ser deixado de lado.

Manter uma infraestrutura atualizada corrige bugs, aumenta a segurança dos dados, traz maior produtividade e agilidade em processos automatizados, além de trazer economia.

Com frequência são descobertas falhas e brechas de segurança nos sistemas. Quando identificadas, os desenvolvedores disponibilizam as atualizações necessárias para minimizá-las. Caso você ignore uma atualização, estará correndo o risco de ter seus dados corrompidos e episódios de queda no sistema. Além disso, aumentam as chances dos ataques cibernéticos.

É por isso que a manutenção dos sistemas operacionais é uma das tarefas essenciais para garantir a segurança das informações da empresa.

Gostou desse artigo?

Clique aqui e confira outras dicas interessantes.

Autoria do Artigo

CRP

Sobre a CRP Mango

A CRP Mango é uma agência digital especializada em e-commerce e projetos digitais, reconhecida por sua expertise em Shopify e soluções de marketing digital. Como Shopify Plus Partners, a CRP Mango tem ajudado empresas a expandir suas operações e melhorar a experiência do cliente por meio de plataformas robustas e personalizadas.

Além disso, a agência oferece um amplo portfólio de serviços, que inclui integração de sistemas (iPaaS) com Jitterbit, desenvolvimento de websites e estratégias de inbound marketing.

Artigos

relacionados

ChatGPT
Tecnologia
Conheça o ChatGPT e saiba como usar agora mesmo
Ler mais
Equipe de projetos em tecnologia
Tecnologia
4 razões para ter visibilidade em tempo real nos seus projetos
Ler mais
Mulher e tecnologia
Tecnologia
27 de abril: Dia das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação
Ler mais
Homem sorridente segurando um tablet ao lado de uma moça sorridente

Conheça a CRP Mango

Somos uma agência especializada em serviços digitais que oferece soluções personalizadas para cada cliente.

Com mais de duas décadas de experiência e mais de 500 projetos executados, oferecemos soluções efetivas para o desenvolvimento de websites, eCommerce, gestão de redes sociais, SEO e muito mais.

Saiba mais
Logo da CRP Mango na cor branca
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Fique por dentro de nossas novidades
Receba as últimas novidades e tendências em tecnologia e marketing digital assinando nossa newsletter — sempre respeitando sua privacidade e seus dados! Saiba mais aqui.
Especialistas em E-commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Crossborder
Sustentação E-commerce
Projetos de Integração (iPaas)
Projetos Digitais
Criação de sites institucionais
Suporte On-Going
Criação de Aplicativos iOS e Android
Marketing Digital
Estratégia de Inbound Marketing
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Cases
Sobre Nós
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Blog
Ícone de indicação geográfica
Localização
R. Antônio Ferraz Costa, 261 - Vila Santa Cruz - Itatiba - SP, 13251-460
ShopifyRD Station PartnerTOTVSJitterbitWebflowMeta Business PartnerGoogle PartnersAbradi
Copyright © 2002-2025 CRP Mango. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade
Política de Cookies
Fale com o DPO