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2024: conheça as principais tendências para o mercado de tecnologia
Tecnologia
13/12/2023

2024: conheça as principais tendências para o mercado de tecnologia

ESCRITO POR
Tayane Sette
Tayane Sette
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Esse ano foi cheio de informações com muitas mudanças e questionamentos tecnológicos. Afinal, 2023 teve tantas coisas acontecendo que parece que vivemos demais em um só ano. Muitas discussões sobre segurança da informação e tudo e mais um pouco sobre a Inteligência Artificial.

Então, se você acompanhou – ou tentou acompanhar – cada uma das mudanças, tendências e inovações desse ano que se encerra, já dá para imaginar um pouco do que 2024 tem para nos entregar.

Como sabemos que você é uma pessoa informada, sabe que nós da CRP sempre preparamos os melhores temas para te deixar por dentro de cada tendência. Para o ano que vem não será diferente, siga com a gente nessa página e venha se preparar conosco para o mercado de 2024 que já está chegando!

O que esperar de 2024?

Um ano novo sempre traz aquela onda de empolgação, excitação, ansiedade e talvez até um pouco de medo. Assim, saber as tendências do mercado ajuda a prever as estratégias para os primeiros meses, principalmente para o primeiro trimestre do ano.

Pode esperar que as discussões sobre segurança da informação e Inteligência Artificial seguirá nos próximos meses, visto que são assuntos novos e pertinentes que mexe com muitos segmentos do mercado para além da tecnologia.

Fizemos uma lista das tendências para ficar de olho desde já:

Melhoria nos modelos existentes

Se o ChatGPT-4 já mostrou um serviço mais amplo que o ChatGPT, imagina uma evolução deste, como um possível ChatGPT-5? Além, é claro, de outros modelos de IA generativas que surgiram e são melhoradas com o tempo. A tendência é termos mais melhorias nos modelos já existentes para o ano que vem.

Design generativo

O uso da IA em softwares de design já está presente no dia a dia de muitos designers, segundo Fernando Silva, UX designer da CRP Mango, o impacto foi crescente e as principais empresas da área criativa passaram a incorporar IA em suas plataformas.

Essa Inteligência Artificial ajuda na otimização de tempo e na criação de protótipos, peças publicitárias e demais artes, como o preenchimento generativo do Photoshop do Adobe Firefly. “Com este recurso já foi possível que eu poupasse muito tempo em manipulação de imagens e texto, por exemplo”, comenta Fernando.

Apesar de todo o cuidado na criação de artes com IA, é um campo que devemos prestar atenção para os próximos meses. Ainda segundo Fernando, a criação generativa de imagens se popularizou com ferramentas que auxiliam o trabalho do designer e de profissionais que não têm o domínio da ilustração. Um exemplo disso é a ferramenta Dall-e da OpenAI, a empresa criadora do ChatGPT.

“É importante tocar no lado ético da questão, em especial a criação de arte por IA. Por padrão, os modelos se alimentam de criações e obras artísticas de toda a internet, o que permite que um modelo generativo copie o estilo de um determinado artista”, completa.

Vídeo, fala e áudio generativos‍

Você com certeza já viu alguma mídia feita por IA, como alguma personalidade “falando” em vídeo sobre algo que nunca disse. Apesar de parecer brincadeira, é também preocupante e já podemos esperar a melhoria desses aplicativos tecnológicos para o próximo ano.

Repare bem como esses vídeos, áudio e falas foram se aperfeiçoando durante os últimos meses, por isso, é de se esperar que melhore cada vez mais e se preparar para os riscos e frutos disso já deve entrar no seu planejamento.

IA multimodal

As ferramentas mais conhecidas são especializadas em um único “modo”, seja somente imagem ou texto ou sons. A OpenAI, empresa do ChatGPT, deixou claro que está trabalhando para deixar a próxima versão multimodal, ou seja, que consiga compreender outros tipos de comunicação e responder com imagens e áudios (atualmente, a interação é apenas em texto).

Preparado para viver de forma multifacetada com a Inteligência Artificial no próximo ano?

IA mais presente em serviços e aplicativos

Comece a se despedir de chatbots totalmente robotizados. Segundo a AIM Research, empresa especializada em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, até ano que vem, uma IA conversacional fará parte de 40% das aplicações empresariais como recurso incorporado. Imagina a IA trabalhando em conjunto para uma melhoria na experiência do cliente?

Interferências na sociedade

Como tudo tem um lado não tão positivo, esse crescimento da tecnologia generativa pode interferir na sociedade, influenciar e manipular a opinião pública para temas importantes como política, eleições e saúde. Até a postagem dessa publicação, acreditamos que você verá notícias de celebridades e políticos dando explicações sobre possíveis falas e vídeos criados por IAs.

Como se preparar para cada uma das tendências de mercado?

Para além das questões alarmantes e cuidados sobre esse avanço tecnológico da IA, devemos fazer algumas perguntas: a sua empresa está preparada para essas inovações? A IA ajudaria o seu negócio a crescer? Ou atrapalharia?

Pensar nessas perguntas e tentar respondê-las é um excelente caminho para continuar buscando especializações tecnológicas e acompanhar esse mercado de pertinho. Já é esperado que esse avanço das IAs irá aprimorar cada vez mais o trabalho no ramo tecnológico e do marketing digital, deixando-os mais eficientes e produtivos.

“No entanto, é importante ressaltar que o trabalho aprimorado não substitui o trabalho humano. A IA é uma ferramenta que pode ser usada para complementar o trabalho humano, não para substituí-lo. Os funcionários ainda são necessários para realizar tarefas que exigem criatividade, pensamento crítico e interação humana”, comenta o nosso engenheiro de software, Argeu Silva.

Como explicado pelo Argeu, as ferramentas de Inteligência Artificial funcionam como um complemento do trabalho, uma ajuda eficiente para automatizar tarefas que demandam tempo e que podem ser executadas por uma IA, como gerar relatórios, responder perguntas (FAQ) e automatizar e-mails. “Isso libera os funcionários para se concentrarem em tarefas mais estratégicas, como desenvolver novas estratégias de marketing, criar conteúdo criativo e construir relacionamentos com clientes”, completa Argeu.

Portanto, uma ótima forma de se preparar para essas tendências do mercado é continuar lendo artigos sobre essas tecnologias, conhecer e mexer nas novas ferramentas, como as já citadas e as que estão chegando, como o Gemini, que pode ser usado com AI Bard, do Google. E mais: além da IA te ajudar nas tarefas repetitivas e automatizadas, um bom parceiro pode te ajudar a pensar criativamente nas estratégias

Quer implementar mais tecnologia ao seu negócio?

É fundamental contar com especialistas para atrelar tecnologia ao seu negócio. Com uma equipe especializada, é garantido a melhor utilização de cada app implementado e a adequação - inclusive jurídica - de tudo que aparecer e precisar.

Quer entender mais sobre isso? Entre em contato com a CRP Mango. Podemos tirar dúvidas e ajudar no planejamento de projetos com tecnologia.

Autoria do Artigo

Tayane Sette

Sobre

Tayane Sette

Jornalista, copywriter, especialista em RD Station e bordadeira nas horas vagas. Trazendo organização e saídas criativas para cada desafio que surge no dia a dia com marketing e comunicação.

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