Logo CRP Mango.Logo da CRP Mango na cor branca
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Logo CRP Mango.
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
BlogSeta para a esquerda
63% das empresas brasileiras com gestão de dados já usam IA
Tecnologia
16/2/2023

63% das empresas brasileiras com gestão de dados já usam IA

ESCRITO POR
CRP
CRP Mango
Sumário do artigo
Compartilhe
LinkedinCompartilhar no WhatsApp.FacebookX (Twitter)Copiar Link

Confira um resumo da pesquisa “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA”, do IDC.

A Inteligência Artificial (IA) é uma das principais tecnologias disruptivas da atualidade, tendo a capacidade de alterar consideravelmente o modo de funcionamento das organizações.

Uma solução de IA envolve várias tecnologias, como redes neurais artificiais, algoritmos, sistemas de aprendizado etc, que conseguem simular capacidades humanas ligadas à inteligência. Como exemplos, podemos citar o raciocínio e a habilidade de análise para a tomada de decisão.

Conforme a PWC, uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo, essa tecnologia deve contribuir em quase US$ 16 trilhões para a economia mundial até 2030. Afinal, há um potencial benéfico para organizações que adotam essa tecnologia, independentemente da área em que se encontram.

E algumas pesquisas mostram que a IA já faz parte do dia a dia de muitas empresas, inclusive de organizações brasileiras. Aliás, você sabia que, na América Latina, o Brasil lidera o uso da Inteligência Artificial?

Neste artigo, preparado pela nossa equipe da CRP Mango, você irá conferir os principais pontos da pesquisa “Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA”, feita pelo IDC, empresa líder em inteligência de mercado, a pedido do SAS, plataforma de analytics, para mapear a adoção de soluções data driven no mercado latino-americano.

Continue lendo e saiba mais.

Avanços na cultura organizacional baseada em dados, analytics e IA

O estudo do IDC entrevistou 333 empresas em oito países da América Latina, entre eles México, Chile, Argentina e Brasil, das verticais de manufatura, mídia, saúde, serviços profissionais, varejo, finanças, construção e educação. Fabio Martinelli, Analyst Enterprise do IDC, diz que 86% das empresas entrevistadas na região já utilizam solução de dados e analytics.  

Confira abaixo alguns dos destaques da pesquisa sobre dados, analytics e Inteligência Artificial:

  • 46% dos CIOs influenciam as decisões relativas a dados e analytics, seguido das áreas de dados com 23%. A modalidade preferida é a de PaaS – plataforma as a service, para implantar soluções de dados e analytics: 46% das empresas da América Latina estão planejando usar uma nuvem pública nos próximos 12/24 meses para a gestão de dados;
  • Cerca de 70% das empresas não estão preocupadas com o monitoramento e medição de conformidade com a privacidade dos dados. Uma em cada duas empresas que usam dados e analytic também usam IA, das quais 60% consideram usar IA em suas estratégias de negócio para ter análises preditivas e eficiência operacional;
  • Em 2021, o principal desafio apontado pelas empresas para adoção de analytics e IA, foi mudar a cultura (35%), mudar processos (24%) e criar um novo modelo de negócios (16%). Quanto às tecnologias que iriam investir entre 2021 e 2022, as empresas apontaram em primeiro lugar o analytic e BI (60%), seguido de bancos de dados (40%) e IA e aprendizado de máquina (33%);
  • A pesquisa revelou também que para IA e machine learning, 50% das empresas não têm uma estratégia definida, o que mostra que é preciso mudar a cultura para avançar. Já analytic e data lake há uma estratégia definida em nuvem pública e privada, mas 30% também ainda não decidiram a estratégia; o mesmo para Devops e IoT. Ainda falta uma curva de maturidade das organizações para avançar na aplicação dessas tecnologias;
  • Em termos técnicos, o principal driver da gestão de dados para a adoção de analytics é a confiabilidade e segurança, citada por 84% dos brasileiros, enquanto na América Latina como um todo, o percentual é menor (73%). E, na hora de escolher uma solução, o principal fator levado em conta é um forte sistema de suporte técnico, apontado por 56% dos entrevistados.

A CRP Mango é uma agência especialista em tecnologia

Há duas décadas, entregamos soluções efetivas que conquistam resultados e que conectam pessoas. Nossa equipe é formada por profissionais qualificados e preparados para promover soluções que fazem a diferença no seu negócio.

Contamos com um time de tecnologia focado e experiente na criação e desenvolvimento de sites, blogs, portais, landing pages, e-commerce, ERP, e-mail marketing e muito mais.

Clique aqui e fale já com nossa equipe! Confira outros artigos sobre tecnologia em nosso blog clicando aqui.

Autoria do Artigo

CRP

Sobre a CRP Mango

A CRP Mango é uma agência digital especializada em e-commerce e projetos digitais, reconhecida por sua expertise em Shopify e soluções de marketing digital. Como Shopify Plus Partners, a CRP Mango tem ajudado empresas a expandir suas operações e melhorar a experiência do cliente por meio de plataformas robustas e personalizadas.

Além disso, a agência oferece um amplo portfólio de serviços, que inclui integração de sistemas (iPaaS) com Jitterbit, desenvolvimento de websites e estratégias de inbound marketing.

Artigos

relacionados

Site confuso
Tecnologia
Seu site está deixando os usuários confusos?
Ler mais
branding
Tecnologia
Por que você precisa saber o que é branding?
Ler mais
Mobile – 7 Dicas para otimizar seu site
Tecnologia
Mobile – 7 Dicas para otimizar seu site
Ler mais
Homem sorridente segurando um tablet ao lado de uma moça sorridente

Conheça a CRP Mango

Somos uma agência especializada em serviços digitais que oferece soluções personalizadas para cada cliente.

Com mais de duas décadas de experiência e mais de 500 projetos executados, oferecemos soluções efetivas para o desenvolvimento de websites, eCommerce, gestão de redes sociais, SEO e muito mais.

Saiba mais
Logo da CRP Mango na cor branca
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Fique por dentro de nossas novidades
Receba as últimas novidades e tendências em tecnologia e marketing digital assinando nossa newsletter — sempre respeitando sua privacidade e seus dados! Saiba mais aqui.
Especialistas em E-commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Crossborder
Sustentação E-commerce
Projetos de Integração (iPaas)
Projetos Digitais
Criação de sites institucionais
Suporte On-Going
Criação de Aplicativos iOS e Android
Marketing Digital
Estratégia de Inbound Marketing
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Cases
Sobre Nós
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Blog
CRPod
Ícone de indicação geográfica
Localização
R. Antônio Ferraz Costa, 261 - Vila Santa Cruz - Itatiba - SP, 13251-460
ShopifyCertificado RD Partner PlatinumTOTVSJitterbitWebflowMeta Business PartnerGoogle PartnersAbradi
Copyright © 2002-2025 CRP Mango. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade
Política de Cookies
Fale com o DPO