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A consolidação do mobile e-commerce em 2024
E-commerce
20/2/2024

A consolidação do mobile e-commerce em 2024

ESCRITO POR
Fred Mattos
Fred Mattos
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Uma das tendências de 2024 (que já adiantamos aqui em nosso blog ano passado) é a consolidação do mobile e-commerce, isto é, do uso do mobile como instrumento de compras e da estratégia voltada para garantir isso. Afinal, estamos sempre com o celular na mão e temos certeza de que você já deve ter utilizado ele para fazer uma compra, certo?

O mobile já está presente, sim, em nossa rotina, a diferença é que esse ano ficará cada vez mais consolidado e será uma peça fundamental para o aumento das vendas do e-commerce.

Em 2023, o mobile commerce foi responsável 56% das transações de e-commerce só na América Latina, segundo dados do Global Payments Report (GPR). A previsão é de que até 2026, o mobile commerce seja responsável por 63% das vendas do e-commerce na América Latina.

O mobile commerce está na palma da mão

Talvez você esteja lendo este artigo pelo celular agora mesmo e, se não estiver, muito provavelmente o seu celular está bem aí do seu lado. Isso mostra que, sim, estamos sempre próximos ao mobile durante o dia, noite, no trabalho e nos intervalos.

Então, é lógico pensar que a sua loja pode estar acessível, por um toque de dedo, do seu consumidor, certo? Com um site responsivo, funcional e bem configurado para o mobile, o usuário terá uma excelente experiência e as chances de conversão serão enormes.

Com a sua loja na palma da mão, não será preciso o usuário ver alguma publicidade ou post patrocinado, sair do mobile, ligar o computador, fazer uma busca sobre o seu site e então navegar. Basta um clique e ele já está na sua loja pronto para encher o carrinho.

Assistentes de voz são excelentes aliados

Durante a pandemia do Coronavírus, as buscas por assistentes de voz cresceram 47%, segundo a pesquisa feita pela consultoria Ilumeo. Isso mostra que cada vez mais pessoas preferem pesquisar falando ao invés de digitar na caixa de busca.

Mas o que o e-commerce tem a ver com isso? O Voice Commerce, como é chamado, é a estratégia de utilizar o assistente de voz para buscar um determinado produto tanto dentro do site quanto pelo buscador.

Você já deve conhecer – e até mesmo utilizar – alguns assistentes de voz, como o Google Assistente (Google), a Siri (Apple) e Alexa (Amazon). Eles podem ser instalados em outros dispositivos, como celulares, televisões e relógios, além de poder integrar a outros dispositivos, mudando e facilitando a experiência.

Mas como funciona o Voice Commerce no mobile?

Para o usuário, basta dizer o objeto de desejo que o assistente se encarrega em apresentar a pesquisa. Também é possível ouvir detalhes do produto e finalizar a compra (caso as condições de pagamento estejam configuradas automaticamente) apenas por meio do comando de voz.

Para o dono do e-commerce, isso é sinônimo de agilidade na busca pelo produto. O Voice Commerce agiliza a compra, tornando a experiência mais dinâmica, rápida e sem nem precisar pegar o aparelho e digitar. Além disso, deixa a experiência do cliente melhor, por ser mais ágil e possível de fazer em momentos em que é necessário dividir a atenção com outra tarefa, por exemplo, enquanto dirige.

Desafios do Voice Commerce no mobile

Há alguns desafios que precisam ser tratados para evoluirmos com esse tipo de estratégia nas vendas, como segurança, privacidade, limitações tecnológicas e informações.

Para evitar problemas com compras indesejadas e fraudes, é preciso ser bastante transparente com o tipo de uso de dados. As limitações tecnológicas também podem ser um desafio, pois a Inteligência Artificial pode ter dificuldades em entender o que o usuário deseja se tiver muito barulho externo e problemas na pronúncia e/ou fala. Para isso é preciso apresentar uma mensagem mostrando as características básicas para utilizar o Voice Commerce de forma eficiente, por exemplo.

Com isso, chegamos na explicação do último desafio: informações. É normal gerar alguma desconfiança por parte de alguns usuários por preferirem ou estarem acostumados com a forma tradicional da pesquisa. Levar informação e explicar como funciona irá ajudar seus usuários a utilizarem uma nova ferramenta em seu site.  

Certo, mas como o Voice Commerce poderia ajudar o e-commerce?

Primeiro de tudo, leve informação para seus clientes e estimule o uso dessa ferramenta. Com isso, é preciso adaptar seu site, não apenas para o mobile, mas como também para o Voice Commerce, sempre de maneira transparente.

Ainda sobre adaptar o site, é muito importante editar e revisar os filtros de busca para facilitar no momento da indicação de produtos que o usuário estiver pesquisando.

E o SEO no Voice Commerce?

Por último, mas tão importante quanto, talvez o segredo do Voice Commerce funcionar muito bem em seu site, é investir em SEO (Search Engine Optmization, no inglês para Otimização dos Mecanismos de Busca). Essa técnica é importantíssima para seu site ser encontrado pelo assistente de voz – e também pelo buscador.

Basicamente, com um bom SEO, seu site ficará bem posicionado nos mecanismos de busca, como o Google. E da mesma forma que funciona para as pesquisas digitadas, com o assistente de voz, os resultados de busca é o mesmo. Portanto, quanto melhor a posição na página do buscador, mais o seu site irá aparecer para os usuários que buscam determinado termo.

Você pode ler mais sobre SEO e como funciona bem aqui: https://crpmango.com.br/o-que-e-seo/

Quer saber se o seu site está preparado para receber seus clientes no mobile? Entre em contato com a gente e vamos bater um papo sobre! Só clicar aqui.

Autoria do Artigo

Fred Mattos

Sobre

Fred Mattos

Jornalista e Copywriter da CRP Mango. Sempre pensando em SEO, música, escrita e esportes e como tudo isso se comunica com o marketing e a tecnologia.

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