Logo CRP Mango.Logo da CRP Mango na cor branca
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Logo CRP Mango.
Serviços
Especialistas em
E-Commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Cross Border
Sustentação
E-commerce
Projetos Digitais (Websites)
Criação de sites institucionais
Desenvolvimento de Apps iOS e Android
Suporte On-Going
Projetos de integração (iPaaS)
Marketing Digital
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Estratégia de
Inbound Marketing
Cases
Sobre nós
Blog
Entre em contato
BlogSeta para a esquerda
Você sabe como avaliar a complexidade de projetos?
Tecnologia
19/9/2022

Você sabe como avaliar a complexidade de projetos?

ESCRITO POR
CRP
CRP Mango
Sumário do artigo
Compartilhe
LinkedinCompartilhar no WhatsApp.FacebookX (Twitter)Copiar Link

Como avaliar a complexidade de projetos?

Em algum momento surge a dúvida de quanto tempo ou quantas pessoas será preciso para seguir com o projeto

Ao criar um projeto ou receber uma proposta de execução para uma determinada atividade, é necessário avaliar quanto tempo levará para atender a demanda, quantas pessoas serão necessárias para fazer acontecer, quais áreas deverão ser envolvidas e se há ferramentas suficientes para entregar de acordo com o objetivo.

Para dar conta disso, é preciso ter um gerenciamento de projetos, pois é essa área que tem a expertise necessária para executar a tarefa e entender a complexidade do projeto criado. Mas como avaliar da melhor forma?

A avaliação da complexidade de um projeto deve ser feita antes da execução de qualquer etapa, pois deve-se respeitar a ordem de cada tarefa para que tudo saia corretamente. Apenas dessa forma é possível alocar de forma eficiente cada etapa do projeto para cada área responsável e tomar decisões durante a execução.

A complexidade de um projeto não está diretamente relacionada ao seu tamanho. Um projeto pequeno pode ter uma execução complexa, por exemplo. Segundo o Project Management Knowledge Base (PMBK), existem cinco complexidades de projetos:

Complexidade estrutural: tem a ver com a dificuldade em gerenciar atividades interconectadas, ou seja, que se relacionam de forma não linear no projeto.

Complexidade técnica: está associada a falta de conhecimento em aspectos técnicos, como programação e design, se tornando um desafio na execução do projeto.

Complexidade organizacional: está relacionada a comunicação e informação com aqueles que irão produzir as tarefas, a alocação de responsabilidades e a tomadas de decisões das tarefas. Quanto maior a quantidade de empresas e pessoas envolvidas, maior a complexidade.

Complexidade direcional: quando não se tem uma meta e objetivo bem definidos. Isso pode acontecer ao não ter acordo nas ideias ou quando não são compreendidas.

Complexidade temporal: quando possuem alguma incerteza, como mudanças legislativas ou impactos ambientais, que afetam diretamente o projeto. São afetadas de forma externa pelo ambiente.

Após compreender as complexidades do projeto, é necessário definir como resolvê-las, compreendendo toda a equipe envolvida no projeto. Afinal, existe a experiência única das pessoas envolvidas, as relações entre a equipe e o histórico da empresa, entre outros fatores que podem contribuir com a solução das dificuldades encontradas no início do projeto.

Gostaria de entender como resolver a complexidade de projetos para atingir seus objetivos? Nos chame para um bate papo: https://crpmango.com.br/contato/

Autoria do Artigo

CRP

Sobre a CRP Mango

A CRP Mango é uma agência digital especializada em e-commerce e projetos digitais, reconhecida por sua expertise em Shopify e soluções de marketing digital. Como Shopify Plus Partners, a CRP Mango tem ajudado empresas a expandir suas operações e melhorar a experiência do cliente por meio de plataformas robustas e personalizadas.

Além disso, a agência oferece um amplo portfólio de serviços, que inclui integração de sistemas (iPaaS) com Jitterbit, desenvolvimento de websites e estratégias de inbound marketing.

Artigos

relacionados

Large Language Model Optimization
Tecnologia
O que é Large Language Model Optimization (LLMO)?
Ler mais
Transformação digital
Tecnologia
Transformação digital nas empresas: qual o papel da integração?
Ler mais
Notebook com vários cursores clicando na tela.
Tecnologia
Tráfego orgânico - Dicas para aumentar as visitas do seu site
Ler mais
Homem sorridente segurando um tablet ao lado de uma moça sorridente

Conheça a CRP Mango

Somos uma agência especializada em serviços digitais que oferece soluções personalizadas para cada cliente.

Com mais de duas décadas de experiência e mais de 500 projetos executados, oferecemos soluções efetivas para o desenvolvimento de websites, eCommerce, gestão de redes sociais, SEO e muito mais.

Saiba mais
Logo da CRP Mango na cor branca
LinkedinFacebookInstagramWhatsApp
Fique por dentro de nossas novidades
Receba as últimas novidades e tendências em tecnologia e marketing digital assinando nossa newsletter — sempre respeitando sua privacidade e seus dados! Saiba mais aqui.
Especialistas em E-commerce
Shopify Experts
E-commerce B2B com Shopify Plus
Crossborder
Sustentação E-commerce
Projetos de Integração (iPaas)
Projetos Digitais
Criação de sites institucionais
Suporte On-Going
Criação de Aplicativos iOS e Android
Marketing Digital
Estratégia de Inbound Marketing
Implementação e gestão de plataformas RD Station
Cases
Sobre Nós
Fale Conosco
Trabalhe Conosco
Blog
CRPod
Ícone de indicação geográfica
Localização
R. Antônio Ferraz Costa, 261 - Vila Santa Cruz - Itatiba - SP, 13251-460
ShopifyRD Station PartnerTOTVSJitterbitWebflowMeta Business PartnerGoogle PartnersAbradi
Copyright © 2002-2025 CRP Mango. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade
Política de Cookies
Fale com o DPO