Você sabe como avaliar a complexidade de projetos?

Em algum momento surge a dúvida de quanto tempo ou quantas pessoas será preciso para seguir com o projeto
Ao criar um projeto ou receber uma proposta de execução para uma determinada atividade, é necessário avaliar quanto tempo levará para atender a demanda, quantas pessoas serão necessárias para fazer acontecer, quais áreas deverão ser envolvidas e se há ferramentas suficientes para entregar de acordo com o objetivo.
Para dar conta disso, é preciso ter um gerenciamento de projetos, pois é essa área que tem a expertise necessária para executar a tarefa e entender a complexidade do projeto criado. Mas como avaliar da melhor forma?
A avaliação da complexidade de um projeto deve ser feita antes da execução de qualquer etapa, pois deve-se respeitar a ordem de cada tarefa para que tudo saia corretamente. Apenas dessa forma é possível alocar de forma eficiente cada etapa do projeto para cada área responsável e tomar decisões durante a execução.
A complexidade de um projeto não está diretamente relacionada ao seu tamanho. Um projeto pequeno pode ter uma execução complexa, por exemplo. Segundo o Project Management Knowledge Base (PMBK), existem cinco complexidades de projetos:
Complexidade estrutural: tem a ver com a dificuldade em gerenciar atividades interconectadas, ou seja, que se relacionam de forma não linear no projeto.
Complexidade técnica: está associada a falta de conhecimento em aspectos técnicos, como programação e design, se tornando um desafio na execução do projeto.
Complexidade organizacional: está relacionada a comunicação e informação com aqueles que irão produzir as tarefas, a alocação de responsabilidades e a tomadas de decisões das tarefas. Quanto maior a quantidade de empresas e pessoas envolvidas, maior a complexidade.
Complexidade direcional: quando não se tem uma meta e objetivo bem definidos. Isso pode acontecer ao não ter acordo nas ideias ou quando não são compreendidas.
Complexidade temporal: quando possuem alguma incerteza, como mudanças legislativas ou impactos ambientais, que afetam diretamente o projeto. São afetadas de forma externa pelo ambiente.
Após compreender as complexidades do projeto, é necessário definir como resolvê-las, compreendendo toda a equipe envolvida no projeto. Afinal, existe a experiência única das pessoas envolvidas, as relações entre a equipe e o histórico da empresa, entre outros fatores que podem contribuir com a solução das dificuldades encontradas no início do projeto.
Gostaria de entender como resolver a complexidade de projetos para atingir seus objetivos? Nos chame para um bate papo: https://crpmango.com.br/contato/
Somos uma agência especializada em serviços digitais que oferece soluções personalizadas para cada cliente.
Com mais de duas décadas de experiência e mais de 500 projetos executados, oferecemos soluções efetivas para o desenvolvimento de websites, eCommerce, gestão de redes sociais, SEO e muito mais.